Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos BUS grátis e com horário alargado durante a Festa das Cruzes

Primeira grande romaria do ano começa no dia 25 de abril

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos

O autocarro urbano Barcelos BUS vai funcionar nos feriados e aos fins-de-semana e em horário alargado, durante a Festa das Cruzes, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado a O MINHO, o Município de Barcelos explica que a medida tem como “objetivo de descongestionar o trânsito automóvel no centro da cidade.Esta medida visa oferecer comodidade e segurança para que a população possa usufruir das comemorações sem preocupações com a sua mobilidade”.

“O serviço “Barcelos BUS Especial – A Sua Ligação às Cruzes” contempla, também, quatro zonas de estacionamento automóvel na periferia da cidade, onde as pessoas podem deixar as suas viaturas e seguir de transporte público até ao centro”, acrescenta.

Operada pela Transdev, a rede Barcelos BUS iniciou atividade em setembro, dotando o município de Barcelos de uma solução económica de transporte.

Zonas de Estacionamento

Imagem: Divulgação / CM Barcelos

Na mesma nota são indicadas as zonas de estacionamento:

Parque do Estádio Cidade de Barcelos (Linha Verde) – Para quem chega da Zona Norte do Concelho (Viana do Castelo e Ponte de Lima). A paragem no centro localiza-se junto à Escola Alcaides de Faria.

Parques da Igreja de Vila Frescainha S. Pedro e Casal de Nil (Linha Amarela) – Para quem chega da Zona Poente do Concelho (Esposende). A paragem no centro localiza-se junto ao Mercado Municipal.

Parque do Conservatório de Música e Central de Camionagem (Linha Azul) – Para quem chega da Zona Nascente do Concelho (Vila Verde e Braga). A paragem no centro localiza-se junto aos Bombeiros de Barcelos (Av. Dr. Sidónio Pais).

Parque dos Bombeiros de Barcelinhos e E-Leclerc (Linha Vermelha) – Para quem chega da Zona Sul do Concelho (Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Famalicão e Braga). A paragem no centro localiza-se junto aos Bombeiros de Barcelos (Av. Dr. Sidónio Pais).

Dulce Pontes, Agir, Blaya, Tito Paris e Toy na Festa das Cruzes em Barcelos

O Barcelos BUS Especial, acrescenta a autarquia, funcionará, complementando o serviço habitual, nos dias 26, 27, 30 de abril e 2 de maio, das 20:00 às 02:00 e nos dias 28 de abril, 01, 03, 04 e 05 de maio, das 08:00 às 20:00 horas.

Anúncio

Barcelos

Homem detido por almoçar sem pagar e furtar carteira num restaurante em Barcelos

Homem estrangeiro, em situação irregular em Portugal

em

A PSP deteve um homem de 43 anos que almoçou num restaurante em Barcelos e fugiu sem pagar a conta, e que terá ainda furtado a carteira a uma cliente, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que o suspeito consumiu alimentos no valor de 17,60 euros.

Foi perseguido e intercetado pela dona da carteira e pelo funcionário do restaurante, na rua General Humberto Delgado, em Arcozelo, que o entregaram sob detenção à PSP.

O homem é estrangeiro e encontra-se em situação irregular em Portugal.

Continuar a ler

Barcelos

Museu de Olaria já é membro da Academia Internacional de Cerâmica

Cerimónia de boas-vindas aos novos membros acontece no Congresso 2020 em Rovaniemi, na Finlândia

em

Foto: DR/Arquivo

O Museu de Olaria de Barcelos já é membro da Academia Internacional de Cerâmica, uma entidade associada da UNESCO que tem como objetivo estimular a fraternidade e a comunicação entre parceiros na área da cerâmica de todos os países, desenvolvendo formas de cooperação internacional destinadas a promover a cerâmica e encorajando e suportando os mais altos níveis de qualidade de produção, dentro das diferentes culturas cerâmicas.

A cerimónia de boas-vindas aos novos membros acontece no Congresso 2020 que irá realizar-se em Rovaniemi, na Finlândia, subordinado ao tema “On the edge”.

“A integração do Museu de Olaria nesta rede é o reconhecimento do trabalho que o museu tem vindo a fazer pela cerâmica em Portugal e nos países lusófonos, e vai permitir a valorização, dinamização e enriquecimento do património local e a interação entre os membros”, diz a Câmara de Barcelos, em comunicado.

“A Academia Internacional de Cerâmica está empenhada em realizar projetos de grande escala para promover a cultura cerâmica, bem como debater, trocar, refletir e compartilhar conhecimentos. A influência da sua rede internacional é expressa em escala global e local e presta especial atenção à integração e especificidades”, pode ler-se no texto.

A Academia Internacional de Cerâmica foi fundada em 1952 por Henry J. Reynaud e associada à UNESCO desde 1958. É composta atualmente por 650 membros e constitui um acesso privilegiado a uma comunidade internacional que promove a cerâmica contemporânea através de uma larga rede de artistas, de críticos, de escritores, de historiadores, de galeristas, de museus e de outras instituições relacionadas.

A Academia é, hoje, a única associação que atua internacionalmente, reunindo ceramistas, artistas, designers, escritores, colecionadores, galeristas, curadores, conservadores e um vasto painel de instituições de prestígio.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos reserva meio milhão de euros do orçamento para propostas dos cidadãos

Cidadania

em

Câmara de Barcelos. Foto: O MINHO (Arquivo)

A Câmara de Barcelos reservou meio milhão de euros para o Orçamento Participativo de 2019, tendo os interessados até final de novembro para apresentarem as suas propostas, foi hoje anunciado.

Cada um dos projetos a financiar não pode estar orçamentado em mais de 50 mil euros.

Podem apresentar propostas apresentadas por maiores de 16 anos que residam, trabalham ou estudem no concelho de Barcelos.

As propostas devem ser alusivas a uma das seguintes temáticas: democracia e cidadania; solidariedade e coesão social; ecologia, ambiente e energia; cultura e arte urbana: educação e juventude; património material e imaterial; desporto, saúde e bem-estar, mobilidade; qualidade de vida; inovação e empreendedorismo

As propostas mais votadas serão financiadas pelo Orçamento Participativo, decorrendo a votação entre 07 e 21 de janeiro de 2020.

Em fevereiro, serão anunciados os projetos vencedores.

O objetivo do Orçamento Participativo é dar mais voz aos cidadãos, para que estes possam participar mais ativamente nas políticas públicas para o concelho.

Continuar a ler

Populares