Barcelos
Barcelos atribui 121 bolsas a estudantes com “escassos” recursos económicos
Num valor total de 88.500 euros
em

A Câmara de Barcelos vai atribuir 121 bolsas de estudo relativas ao atual ano letivo, num montante superior a 88.500 euros, foi hoje anunciado.
As bolsas destinam-se a apoiar os estudantes residentes no concelho há mais de dois anos e com “escassos” recursos económicos.
Além de estarem matriculados em cursos que confiram grau académico de licenciatura, mestrado integrado ou curso técnico superior profissional, os destinatários têm ainda de apresentar aproveitamento escolar no último ano letivo que frequentaram, com uma média igual ou superior a 13 valores.
O valor da bolsa é variável, por escalões, tendo como teto máximo 300 euros mensais.
Leia Também
PSD diz que PS “não tem mais desculpas” para não construir hospital em Barcelos
UMinho entre as universidades mais sustentáveis do mundo
Portugal cai oito posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas
Oposição “tem razão” em exigir descida do IVA na eletricidade
Oposição interna no BE chama-se ‘Convergência’ (e integra ex-deputado por Braga)
“Temos de melhorar nos últimos 30 metros”
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Barcelos
PSD diz que PS “não tem mais desculpas” para não construir hospital em Barcelos
Ministra da Saúde não se comprometeu com a construção do novo hospital de Barcelos
em

O PSD de Barcelos defendeu, esta terça-feira, que o PS “tem todas as condições” para conseguir um novo hospital para aquele concelho e que “não tem mais desculpas” para não avançar com a obra.
Em comunicado, o PSD manifesta também “preocupação” pelas recentes declarações da ministra da Saúde, que não se comprometeu com a construção do novo hospital de Barcelos.
“Com responsabilidades no Governo e na câmara, o Partido Socialista tem todas as condições para conseguir a construção do novo hospital, pelo que não tem mais desculpas”, refere o PSD.
Sublinha que Barcelos “necessita de um hospital moderno e funcional” e “não pode ser prejudicado nem desvalorizado” comparativamente a outros concelhos da região com hospitais que servem populações de dimensão similar.
Na sexta-feira, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes (PS), pediu à ministra da Saúde a inclusão de “seis ou sete milhões de euros” no próximo Orçamento do Estado para início da construção do novo hospital local.
Na resposta, Marta Temido não assumiu qualquer compromisso, afirmando apenas que é preciso saber “onde é que os portugueses consideram prioritário pôr os seis ou sete milhões”.
Para Marta Temido, “é tudo uma questão de prioridades”.
“Não quer dizer que as escolhas não venham a ser feitas, mas a questão é perguntar por onde vamos começar no ano de 2020”, referiu.
A funcionar num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, o hospital dá resposta a 154 mil habitantes daquele concelho e de Esposende.
Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.
Segundo o protocolo, à câmara caberia adquirir os terrenos necessários para o efeito.
Miguel Costa Gomes disse à ministra que a câmara está “definitivamente” pronta para “fazer a sua parte”.
O PSD diz que a Câmara “passou 10 anos a fazer demagogia” sobre o tema.
Segundo o protocolo, o valor do investimento foi orçado em 83,3 milhões de euros, incluindo obra e equipamento, e o prazo de conclusão apontava para 2014. No entanto, a obra ainda não saiu do papel.
Barcelos
PSD/Barcelos exige que autarca peça desculpa por críticas a propósito do concerto de Júlio Iglésias em 2004
Aos dirigentes da EMEC- Empresa Municipal de Cultura e Educação
em
Por
Luís Moreira
O PSD de Barcelos congratulou-se, hoje, em comunicado, com a vitória judicial no caso dos pagamentos ao cantor Júlio Iglésias, mas exigiu ao Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes que faça um pedido desculpa aos dirigentes da EMEC- Empresa Municipal de Cultura e Educação, que a geriam em 2004, e ao PSD de Barcelos, em seu nome pessoal, em nome dos executivos e em nome do PS.
O Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) acaba de confirmar que a Empresa Municipal já pagou tudo o que tinha a pagar pelo concerto de Júlio Iglésias em 2004. Por acórdão de 31 de Outubro – lembra o PSD – o tribunal decidiu que o contrato ficou saldado, quando estava em causa uma ação movida pela empresa representante de Júlio Iglésias, que exigia o pagamento de 130 mil euros, mais juros.
Já em Janeiro de 2019, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga tinha absolvido a EMEC do pagamento de 130 mil euros à empresa GOLDEN CONCERTS, referente ao concerto de Júlio Iglésias, aquando da inauguração do Estádio Cidade de Barcelos, em 2004.
Após esta reclamação da GOLDEN CONCERTS em 2012, os executivos PS e o Presidente da Câmara responsabilizaram publicamente os Dirigentes da EMEC à época, com todos os efeitos políticos que pretenderam e daí resultaram.
Tribunal confirma que Barcelos nada deve pelo concerto de Júlio Iglésias em 2004
Agora, sublinha o presidente da Concelhia José Novais, é caso para afirmar que “no único caso judicial que a Câmara não queria ganhar, ganhou”.

Um jovem, com 17 anos, sofreu ferimentos considerados graves, esta segunda-feira, na sequência do despiste da mota que conduzia, na freguesia de Fornelos, em Barcelos.
De acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o alerta foi recebido cerca das 16:03.
A vítima foi assistida no local e transportada para o Hospital de Braga, pelos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.
A GNR tomou conta da ocorrência.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Grupo belga compra empresa de Fafe dedicada ao alumínio
- PSD diz que PS “não tem mais desculpas” para não construir hospital em Barcelos
- UMinho entre as universidades mais sustentáveis do mundo
- Portugal cai oito posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas
- Bananeiro em Braga à espera de milhares na véspera de Natal
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 2 dias
Mais de 12 mil esgotaram concerto de Bryan Adams em Braga
- BarcelosHá 2 dias
Absolvido homem de Barcelos acusado de violação. Jovem terá inventado o caso
- CávadoHá 2 dias
Duas mulheres em estado grave após brutal colisão em Esposende
- BragaHá 2 dias
Adormece com panela ao lume, provoca incêndio e é salvo pelos vizinhos em Braga