Seguir o O MINHO

Alto Minho

Baloiços (já) há muitos, mas Vila Praia de Âncora tem “o maior banco do país”

Onde os graúdos parecem miúdos

em

Foto: DR

Tem dois metros de comprimento, três de altura e o epíteto de “maior banco do país”. Está localizado desde quinta-feira em Vila Praia de Âncora e, diz o presidente da Junta, é “onde os graúdos parecem miúdos”.

Inicialmente, a ideia seria dotar o Miradouro do Monte Calvário, um dos locais nobres da freguesia, com um baloiço panorâmico. Mas Carlos Castro, presidente da Junta, achou que era necessário inovar, uma vez que os baloiços já estão muito badalados, e apresentou a ideia de um banco gigante e panorâmico que atraia os turistas.

“Foi um trabalho de um serralheiro e meu, que o pintei. É grande mas tem uma escada para se subir para lá”, explica o autarca a O MINHO , afirmando que a intenção final é “usufruto do espaço” e ter ali “algo que seja um ponto de atração turística”.

Foto: DR

“A nossa terra é essencialmente turística e considero que é necessário este tipo de atrações para que haja cada vez mais turistas, e também para que levem uma recordação de algo que não viram noutro lado”, acrescenta Carlos Castro.

Esta não é, aliás, a primeira atração turística da vila. O autarca recorda o coração gigante para os namorados, colocado à beira-mar, e que já se encontra “cheio de cadeados e lencinhos”. Também o lettering gigante dedicado aos pescadores e dois monumentos dedicados aos peregrinos e aos surfistas têm sido ponto de atratividade onde os turistas registam fotografias.

Foto: DR

“E agora temos o banco gigante que, acho, é o maior do país. Desde ontem já lá foi muita gente, sobem ao banco e veem as vistas. A ideia também foi colocar o banco de forma a que os adultos pareçam crianças, por serem muito mais pequenos que a infraestrutura”, revelou.

Para lá chegar, “é fácil”, diz o autarca. “É só subir ao miradouro do Monte Calvário, tem estacionamento mesmo ao lado do banco, não há como enganar”, concluiu.

Populares