Braga
Autarca de Terras de Bouro lamenta exclusão da Variante Homem-Lima
Plano de Recuperação e Resiliência
em

O presidente da Câmara de Terras de Bouro lamentou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que está em consulta pública, exclua a construção da Via Intermunicipal do Homem-Lima, reivindicada “há mais de 10 anos”.
Em declarações à Lusa, Manuel Tibo (PSD) explicou que aquela obra é “estruturante para o desenvolvimento do concelho e que pretende substituir a Estrada Nacional 301”, ligando Terras do Bouro a Ponte de Lima, a começar no São Bento da Porta Aberta e a acabar na Boalhosa, passando pelo norte de Vila Verde.
“Devem-se ter esquecido. Só pode ser essa a explicação. É obra reclamada há mais de 10 anos e essencial para a coesão territorial e para o desenvolvimento desta parte do distrito [de Braga]. Por isso, a única explicação para não ser contemplada num programa que tem como objetivo a coesão territorial só pode ser esquecimento”, referiu o autarca.
No entanto, para Manuel Tibo, o PRR tem “um aspeto positivo” que “poderá beneficiar” Terras de Bouro: “Há uma verba de 800 milhões de euros para investir em saneamento, o que interessa muito a Terras de Bouro uma vez que há falhas na rede de saneamento e de abastecimento de água”.
Segundo explicou, “a falha na rede de água leva a que pessoas na mesma freguesia paguem pela água e outras não. Isto não é justo e tem de ser corrigido”.
Manuel Tibo adiantou que “a câmara está a analisar os parâmetros para concorrer àquela verba”.
“Espero que se lembrem de Terras de Bouro e que não se esqueçam deste território como se esqueceram no caso da intermunicipal”, salientou.
O PRR de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.
Depois de um rascunho apresentado à Comissão Europeia em outubro passado e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português colocou dia 16 a versão preliminar e resumida daquele plano em consulta pública, no qual estipula “19 componentes, que integram por sua vez 36 reformas e 77 investimentos”.
O executivo justifica que, “com base no diagnóstico de necessidades e dos desafios”, foram definidas três “dimensões estruturantes” de aposta – a da resiliência, da transição climática e da transição digital -, às quais serão alocados 13,9 mil milhões de euros em subvenções a fundo perdido das verbas europeias pós-crise.
No documento, estão também previstos 2,7 mil milhões de euros em empréstimos, mas fonte do executivo garante que “ainda não está assegurado” que Portugal irá recorrer a esta vertente do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal instrumento do novo Fundo de Recuperação da União Europeia.
Previsto está que a maior fatia (61%) das verbas do PRR se destine à área da resiliência, num total de 8,5 mil milhões de euros em subvenções e de 2,4 mil milhões de euros em empréstimos.

Leia Também
Vacinação contra covid-19 em Terras de Bouro está a “decorrer em pleno”
Autarca de Esposende critica plano de resiliência: “É mais do mesmo”
Um robe que aquece sozinho ou uma toalha que aquece pratos já não são ficção científica
Empresa de Famalicão produz primeiros óculos de proteção de marca portuguesa
Banco de Portugal alerta para riscos associados a ativos virtuais como Bitcoin
Famalicão vai ter 24 novos apartamentos com preços a partir de 150 mil euros
Reportagens da Semana


Um robe que aquece sozinho ou uma toalha que aquece pratos já não são ficção científica
Economia


Pandemia faz aumentar procura pelas mercearias urbanas em Braga
Pomar Verde e 'Mariazinha' realçam serviço de proximidade


Após fazer 100 anos, “avó guerreira” de Barcelos teve covid-19 mas superou a doença
Almerinda Rodrigues
Populares
- BragaHá 1 dia
PSP fiscalizou infratores ao volante em plena Avenida da Liberdade, em Braga
- PaísHá 24 horas
Segundo prémio do Euromilhões, de 3,5 milhões de euros, saiu em Portugal
- AveHá 1 dia
Trabalhador em estado grave após ser colhido pelo próprio trator em Fafe
- Alto MinhoHá 1 dia
Mulher em estado grave após ser atingida por galho de grande porte em Ponte de Lima