A Associação de Futebol de Braga associou-se à iniciativa Craques da Leitura integrada no plano de ação do Plano Nacional de Leitura 2027
- Anúncio -
Assim, ao longo desta época desportiva, a AF Braga irá promover com os clubes filiados que disputam a I Liga, nos seus concelhos de origem, ações de sensibilização para a leitura nas escolas dos diferentes ciclos de ensino.
O pontapé de saída destas ações aconteceu esta segunda-feira com o FC Famalicão na Escola EB1/JI de Lousado. Rute Costa e Heriberto Tavares, atletas das equipas seniores, feminina e masculina, foram à escola para ler uma história, falar sobre livros e sobre a importância da leitura, com as crianças do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo.
“Este foi um momento de promoção da leitura, mas também de promoção do desporto e do futebol”, salienta a AF Braga, salientado acreditar que “leitura e desporto são ferramentas para a construção e consolidação de uma sociedade livre, com coesão social, mais equilibrada e feliz”.






Os cerca de 200 alunos da Escola EB1/JI de Lousado mostraram ser verdadeiros craques ao receber os atletas com canções, bandeirolas e uma energia contagiante. Os atletas responderam a todas as questões, leram parte das histórias que traziam para partilhar e referiram a importância da leitura nas suas vidas. Heriberto é fã de livros de ação e aventura, já a Rute, que leu mais de 80 livros, adora ler para ser melhor e prefere assim livros de desenvolvimento pessoal.
A AF Braga entregou à escola dois títulos da Coleção de Livros FPF para a biblioteca escolar. O FC Famalicão ofereceu a cada criança um dos livros da sua mascote, o Fama, que foram depois autografados pelos atletas.
A próxima iniciativa dos Craques da Leitura AF Braga será em dezembro.