Seguir o O MINHO

Braga

Atenção, Braga. Proteção Civil lança alerta devido ao mau tempo

Chuva por vezes forte e persistente

em

Foto: DR / Arquivo

A divisão municipal da Câmara de Braga da Proteção Civil lançou ao final desta manhã um alerta para a previsão de chuva, por vezes forte e persistente, prevista para entre as 12:00 e as 18:00 horas desta quinta-feira.

De acordo com informações recolhidas junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, as condições climatéricas adversas vão agravar-se durante a tarde.

Um pouco por todo o distrito de Braga é esperado piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiência de escoamento dos sistemas de drenagem.

Há ainda possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; inundações de estruturas urbanas subterrâneas devido a deficiências de drenagem e ocorrência de fenómenos geomorfológicos causados por instabilidade de vertentes devido à saturação dos solos e à perda de consistência.

A proteção civil recomenda à população que garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e remoção de inertes e outros objetos susceptíveis de serem arrastados ou que possam criar obstáculos ao livre escoamento das águas.

No que diz respeito à condução, a mesma autoridade apela para uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a acumulação e a formação de lençóis de água nas vias

Apela também para que os condutores evitem atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos escondidos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Populares