O número de brasileiros que deixam o país e buscam em Portugal uma qualidade de vida melhor está a crescer. Para além de Lisboa e Porto, Braga é um dos destinos mais procurados pelos emigrantes. Na sequência do crescimento do grupo “Olhar Brasileiro em Portugal: Braga”, na rede social Facebook, a idealizadora Alexandra Gomide avançou com a criação da “Associação Uai – União, Apoio e Integração”, que será inaugurada esta quinta-feira, 17 de maio, às 18:00, com o objetivo de promover o acolhimento, inserção e integração das famílias da comunidade luso-brasileira em Portugal ou que estejam no Brasil com intenção de emigrar.
“A ideia da associação, na verdade, surgiu através do Olhar Brasileiro. Desde que o grupo começou, tentamos fazer um trabalho de integração, porque no grupo há muitos brasileiros e portugueses”, explica Alexandra a O MINHO.
Outra motivação para a criação da associação é a profissional e a adaptação escolar.
“Eu já fazia isso dentro do grupo, mas sozinha, e por causa da procura estava difícil conseguir fazer todo esse atendimento”.
Alexandra resolveu abrir a associação e convidou pessoas que pudessem ajudar no trabalho. Advogado, psicólogo e pedagogo são alguns dos oito profissionais que fazem parte desta equipa, ao lado da idealizadora. A Uai estará sediada na Rua dos Cairos, junto à Estação de Comboios.
“Estamos a fechar parcerias com os centros de formação especializada em Braga que vão ofertar os cursos, mas com liberdade para escolher o profissional que eu quero e isso permite buscar profissionais brasileiros para trabalhar juntamente com profissonais portugueses para fazer esse trabalho. Acreditamos muito no sucesso desse acolhimento”.
Eventos reúnem brasileiros e portugueses
A data de inauguração da associação foi anunciada durante um almoço de integração dos membros do grupo do Facebook, que agora conta com mais de 27 mil pessoas, entre brasileiros e portugueses espalhados por todo país.
“Foi uma alegria muito grande. Muitos portugueses foram, e o restaurante estava dividido entre portugueses e brasileiros”.
Alexandra pretende também promover eventos, festas, jantares, colónias de férias para integrar portugueses e brasileiros. Para o próximo mês está programada uma festa junina que vai unir tradições brasileiras e portuguesas.