A Porta do Mezio, situada em Arcos de Valdevez e em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, renovou a sua certificação como “Starlight Stellar Park”, atribuída em Fundação Starlight, entidade apoiada pela UNESCO, Organização Mundial de Turismo e União Astronómica Internacional, foi divulgado na sexta-feira.
Este parque foi, em 2021, o primeiro e único do país a receber esta prestigiada distinção, que reúne outros 17 parques em todo o mundo, desde Chile, Itália ou Espanha.
Os “Starlight Stellar Parks” são áreas reconhecidas internacionalmente por possuírem céus noturnos de excelente qualidade para a observação astronómica, protegidas da poluição luminosa e com um compromisso com a educação, ciência, turismo sustentável e conservação ambiental.
A Porta do Mezio, uma das portas de entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, sublinha que, ao longo de todo o ano, o parque promove um “vasto leque de iniciativas no âmbito do seu Parque de Observação de Estrelas, criado para valorizar e explorar o céu noturno como recurso natural, educativo e turístico”.
Entre as atividades dinamizadas destacam-se as caminhadas noturnas com observação do céu, visitas guiadas às estrelas, sessões de observação astronómica, ‘workshops’ temáticos, oficinas de astronomia para crianças, entre muitas outras experiências.
Em Portugal, a Fundação Starlight já distinguiu outros quatro locais de excelência para observação do céu noturno. Alqueva (Alentejo) foi o primeiro destino do mundo a receber a certificação de “Destino Turístico Starlight”, seguindo-se outros pontos mais a norte como Aldeias do Xisto (Centro) e Vale do Tua (Trás-os-Montes).