A Câmara de Guimarães vai concessionar seis quiosques municipais para negócios de empreendedorismo sustentável, no âmbito da distinção como Capital Verde Europeia 2026.
Em comunicado, a autarquia explica que o projeto “EcoQuiosques RRRCiclo” visa revitalizar “seis quiosques municipais atualmente sem concessão, transformando-os em centros de reparação, reutilização e valorização de materiais, promovendo a economia circular e o empreendedorismo sustentável”.
“Nestes espaços requalificados, pretende-se incentivar a criação de negócios alinhados com princípios circulares – como oficinas de costura e reparação, mercados de troca ou serviços de aluguer de produtos –, reforçando a aposta do município numa economia mais colaborativa e resiliente e criando, ao mesmo tempo, novas oportunidades para empreendedores locais”, acrescenta o comunicado.
A atribuição dos quiosques será realizada por concurso público, sendo selecionados os seis melhores projetos por um júri especializado.
Cada projeto vencedor terá direito à utilização gratuita do quiosque durante os primeiros dois anos, com isenção do pagamento de taxas.
“Esta medida visa apoiar o investimento inicial – nomeadamente as despesas de reabilitação – e fomentar a viabilidade económica dos negócios circulares. Após esse período, o contrato poderá ser renovado anualmente até ao limite de 15 anos”, explica a autarquia.
Os candidatos deverão apresentar as suas candidaturas no Balcão Único de Atendimento do Município de Guimarães ou através do email [email protected] no prazo de 30 dias úteis.
A informação necessária pode ser consultada no site da Câmara (aqui).