Assaltante detido em flagrante pela GNR em Barcelos teve que ser assistido no tribunal devido a ressaca

Guardas foram, por acaso, à loja que estava a assaltar e detiveram-no
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

O suspeito do assalto frustrado à loja de conveniência da bomba de gasolina Prio, na Várzea, em Barcelos, detido em flagrante delito pela GNR, entrou ao final da manhã deste sábado no Tribunal de Vila Verde.

Com 27 anos, o arguido, da freguesia de Arcozelo, já tem antecedentes por crimes de roubo, sendo conhecido das autoridades policiais.

O assaltante sofreu, já ao início da tarde, uma crise de abstinência de estupefacientes, vulgo ressaca, na sequência dos seus problemas de toxicodependência, enquanto aguardava o primeiro interrogatório judicial.

Momento em que o assaltante é assistido no tribunal. Vídeo: Joaquim Gomes / O MINHO

Os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, numa ambulância equipada com meios do INEM, prestaram já assistência ao detido, o que, entretanto, atrasou o início do interrogatório judicial, que estava previsto começar final da manhã, no Tribunal Judicial de Vila Verde, de turno à Comarca de Braga, não se sabendo agora quando serão conhecidas medidas de coação a aplicar-lhe.

Como O MINHO noticiou em primeira mão, o jovem 27 anos foi detido em flagrante delito a assaltar a loja de conveniência de uma bomba de gasolina da Prio, na Várzea, Barcelos, na manhã de sexta-feira. O assaltante foi surpreendido, segundos depois de entrar no estabelecimento, por uma equipa de GNR, que foi à loja por acaso.

“Só visto, como num filme. O assaltante entra na bomba e, quase no mesmo segudo, a GNR entra no parque de estacionamento e um militar desloca-se a loja. Logo de seguida, o ladrão coloca-se em fuga, a deixar cair o dinheiro, com o GNR a correr atrás dele”, contou a O MINHO o administrador do centro comercial Várzea Shopping, no qual está inserido o posto de combustíveis.

A situação aconteceu por volta das 10:20.

O assaltante ameaçou, com uma pistola, a funcionária, que lhe entregou o dinheiro que tinha na caixa. Só que no mesmo instante, entrou a GNR no estabelecimento e o sujeito, apesar da tentativa de fuga, acabou detido.

Nas imagens de videovigilância a que O MINHO teve acesso, vê-se o assaltante a rondar a loja e, ao mesmo tempo que entra nela, um carro da GNR surge no parque de estacionamento. Os militares estacionam mesmo à porta da loja de conveniência. Um deles sai do carro e entra na loja. Pouco depois, vê-se o ladrão a sair da loja a fugir, sendo perseguido pelo militar. Os guardas que estavam no carro, apercebendo-se da situação, colocaram-se também no encalço do assaltante.

Fonte da GNR explicou a O MINHO que a coincidência se deu porque a equipa da GNR foi àquela loja, no âmbito da campanha de sensibilização “Comércio Seguro”.

“Foi uma casualidade de um para um milhão”, realça o administrador do centro comercial, concluindo: “Se fosse programado, não dava tão certo”.

*Com Pedro Luís Silva

Notícia atualizada às 13h38 com informação de que o arguido teve que ser assistido.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x