Seguir o O MINHO

Braga

Artur Feio reeleito na concelhia do PS de Braga

Eleições nas concelhias do PS

em

Foto: Facebook de Artur Feio

Artur Feio, candidato da Lista B, foi este sábado reeleito presidente da comissão política concelhia do PS de Braga, anunciou fonte do partido.


A lista encabeçada pelo atual vereador e possível candidato autárquico em 2021 à Câmara de Braga amealhou 343 votos, contra os 127 votos da Lista A, liderada por Dulce Mota Campos.

Esta vitória marca a continuidade da liderança feista em Braga, com apoio dos atuais vereadores socialistas e elementos com maior peso na concelhia (e até na distrital) de Braga.

Por entre os elementos da lista derrotada estavam apoiantes do anterior candidato Jorge Faria, derrotado por Feio em 2019, depois deste se ter demitido por críticas do opositor, para além de militantes vindos de fóruns da sociedade civil bracarense.

Sob o lema “Afirmar o PS”, Artur Feio prepara agora caminho para uma eventual candidatura à Câmara de Braga, em 2021, precisando do apoio da comissão política, à qual presidirá.

As eleições para as concelhias dos distritos de Braga e Viana do Castelo decorreram durante a tarde deste sábado, inseridas nas eleições a nível nacional. As últimas urnas encerraram às 22:30 divulgando, de seguida, os números oficiais.

Anúncio

Braga

Cada vez mais séries e filmes ‘rodam’ em Braga

Cultura

em

Foto: Divulgação / Conselhos da Noite

Nos últimos dois anos, Braga tem sido um ‘set’ para a realização de produções cinematográficas.

Em 2018, começou a ser filmada na cidade (e em algumas freguesias ao redor) a produção Conselhos da Noite, do realizador bracarense José Oliveira. Tiago Aldeia, eternizado na memória coletiva como ‘Rodas’, da série infanto-juvenil Morangos com Açúcar, é a personagem principal, mostrando diversos locais bem conhecidos da cidade.

Em 2020, foram duas as séries televisivas cuja realização passou por Braga. Primeiro, a série Vento Norte, com um elenco de luxo, realizada por Almeno Gonçalves. Este sábado, terminaram as gravações de uma nova série – Soldado Desconhecido – com o papel principal a caber a Diogo Morgado.

Altino Bessa, vereador da Câmara de Braga com o pelouro do Turismo, disse a O MINHO que o apoio a estas produções tem sido uma aposta “forte” da Câmara de Braga, de forma a divulgar património local e puxar para a cidade um reforço cultural ao nível da sétima arte, até porque Braga quer ser a Capital Europeia da Cultura em 2027, podendo arrecadar 25 milhões de euros para o efeito.

“A Câmara tem apoiado a industria cinematográfica desde 2018, quando teve um primeiro contacto para apoiar um filme chamado Conselhos da Noite, com o Tiago Aldeia, em que mais de 90% do filme foi rodado e gravado em Braga”, explica o vereador.

Conselhos da Noite

Nesse filme, Braga “acaba por ter essa relevância, porque aparecem vários locais conhecidos”, diz Bessa. “Foi a primeira longa metragem e agora está em exibição.

O realizador, José Oliveira, é de Braga, e esta foi uma “possibilidade de dar oportunidade a realizadores e a jovens que querem trabalhar nesta área cinematográfica, para além de permiti que personagens locais possam interpretar papeis, como o Adolfo Luxúria Canibal, vários elementos da CTB e personagens da cidade anónimas que participaram no filme”.

O Conselhos da Noite foi apresentado no Teatro Circo e daí partiu para as salas de cinema. Ainda está no Braga Parque em exibição.

Equipa do filme Conselhos da Noite com o vereador Altino Bessa, em Braga. Foto: Divulgação / CM Braga

Vento Norte

“Braga nunca tinha feito essa aposta, a partir daí surgiu poportinidade de trazer para Braga a Vento Norte, uma série histórica aficionada que retrata a época entre 1916 e 1926 apanha o final da I Guerra Mundial e todo o período controverso do final da I República e que termina com o início do golpe de 28 de maio de 1926 do Gomes da Costa, que partiu daqui de Braga”, conta Altino Bessa.

Almeno Gonçalves realiza a série histórica Vento Norte. Foto: DR

Filmagens da série Vento Norte em Braga. Foto: DR

Produção prepara cenário nos museus de Braga para filmagens da série Vento Norte. Foto: DR

Esta série de 10 episódios vai passar em fevereiro na RTP e, caso tenha sucesso, pode ter continuidade com novas temporadas a partir de 1926. Tudo depende das audiências.

Soldado Desconhecido

Entretanto surgiu novo projeto a ser gravado em Bragas, desta feita sobre um soldado desconhecido, Fernão Magalhães, que regressa de uma viagem a Goa no século XVI (16).

“Tem como princoal personagem o Diogo Morgado, que é um ator muito conhecido e reconhecido e que fez filmes e séries internacionais, e a Câmara também acedeu ao pedido de fazer uma parte das filmagens em Braga, no Mosteiro de Tibães, porque falamos do século XVI e não é fácil encontrar cenários adequados que nos remetam para a época em causa”, explicou o vereador.

As filmagens decorreram no mosteiro durante dez dias, terminando este sábado. Haverá ainda filmagens na zona do Gerês e em Lisboa até que a produção fique completa. Anteriormente, passou por Águeda e Vila do Conde.

“Levar Braga ao mundo”

“O objetivo, acima da tudo, é Braga ser conhecida em vários sectores – turístico, patrimonial, cultural”. O vereador recorda as várias valências culturais como o Theatro Circo ou o gnration, para além do Altice Forum, que acolhe diversos espetáculos culturais, mas realça que não existia o hábito de se filmar em Braga.

“A componentes cinematográfica tem outra vantagem, porque leva longe e a públicos diversos a imagem da cidade, e isso nunca se tinha feito, nunca se tinha filmado nenhuma longa metragem nem nenhuma série em Braga”, reforçou Altino Bessa.

Continuar a ler

Braga

Transportadora de Braga doa carrinha para ajudar a alimentar os mais necessitados

Solidariedade

em

Foto: Facebook de Torrestir

A transportadora bracarense Torrestir ofereceu uma carrinha à Associação YAY, dedicada a melhorar a qualidade de vida de pessoas com incapacidade.

A empresa anunciou a “doação” nas redes sociais, em conjunto com a seguradora Seg Up Seguros, que também doou uma carrinha idêntica.

De acordo com a mesma fonte, a carrinha serve para “ajudar os mais necessitados na distribuição de bens alimentares”.

A Associação YAY é uma organização sem fins lucrativos, formada por um grupo de amigos, pais e voluntários que, têm como missão, contribuir para a melhor qualidade de vida de crianças, jovens e adultos com incapacidade.

A Torrestir, uma das maiores transportadoras do país, anunciou em maio deste ano um investimento de 45 milhões de euros para a criação de um novo pólo em Vilaça, Braga, criando mais 200 postos de trabalho. Parte desse dinheiro será para requalificar a atual sede, situada em Nogueira.

O novo centro de logística servirá para aumentar a capacidade de armazenamento da empresa, que se dedica ao transporte nas mais variadas áreas, desde alimentos à indústria farmacêutica.

Continuar a ler

Braga

Despiste faz um ferido junto ao E.Leclerc de Braga

Ferreiros

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um homem sofreu ferimentos na sequência de um despiste, ao final da tarde deste sábado, na variante Norte de Braga.

A viatura, de marca Audi, seguia no sentido Braga – Celeirós quando entrou em despiste por motivos desconhecidos.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Para o local foram acionados os Bombeiros Sapadores de Braga com uma ambulância e a viatura de desencarceramento.

O condutor foi transportado para o Hospital de Braga com ferimentos considerados ligeiros.

A via está a ser alvo de limpeza por parte dos bombeiros, havendo condicionamento no trânsito.

O alerta foi dado às 18:26.

Continuar a ler

Populares