Seguir o O MINHO

Braga

Arrendamento acessível: Braga pede ao Governo troca dos Biscainhos pelas Convertidas

Ministro Pedro Nuno Santos vem quarta-feira à cidade

em

Convento das Convertidas. Foto: O MINHO (via Google Maps)

O ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos vem, quarta-feira, a Braga para visitar o edifício do antigo Convento das Convertidas: “Vamos reafirmar a posição da Câmara e da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM), a da nossa discordância face à decisão do Governo de integrar o edifício do antigo Convento das Convertidas, em Braga, no Plano de Reabilitação do Património Público para arrendamento acessível”, disse a O MINHO, o presidente da Câmara, Ricardo Rio.

O autarca lembra, a propósito, que a CIM tem defendido que o edifício faz parte da história e da memória da cidade, e reafirma que “mantém muito interesse em garantir a sua preservação e adequação a um edifício residencial da memória histórica de Braga”. E que passa pela criação do Museu da Cidade.

A CIM recorda que, em 2017, propôs ao Governo a troca, a custo zero, do Palácio dos Biscainhos, sua propriedade mas ocupado pelo Estado com um museu, por vários edifícios estatais do distrito (bem como terrenos) que se encontram devolutos, como sucede com as Convertidas.

Na última Assembleia Municipal, o assunto mereceu o consenso dos vários partidos, a saber, da coligação PSD/CDS, do PS, da CDU, do Bloco de Esquerda e do PPM.

A CIM- Cávado integra os municípios de Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.

Populares