Arcos de Valdevez: Despediu-se para fazer malas de luxo e agora é destaque em Nova Iorque e Paris

Eliana Barros nomeada para dois prémios internacionais

As carteiras de luxo sustentáveis da marca Ownever, da autoria de Eliana Barros, residente em Arcos de Valdevez, estão entre as finalistas do New York Festivals International Advertising Awards, onde vão disputar o prémio final num concurso onde participaram mais de 400 produtos inovadores provenientes de 65 países. A vencedora será anunciada amanhã, sexta-feira.

A mala de Eliana Barros, licenciada em Design do Produto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), está nomeada na categoria de “Work with Purpose” (Trabalho com Propósito) e foi desenhada “para alertar para desigualdade salarial entre géneros”. É inspirada no estilo minimalista francês.

O projeto está ainda nomeado para um concurso cuja final será disputada em Paris, ao lado de marcas como DOVE, IKEA, McDonald’s, Adidas, entre outras, nos Gerety Awards para “Product and Packaging design” ( Produto e Design). O prémio vencedor será anunciado próximo dia 06 de setembro, em Paris.

Foto: DR

“Esta carteira é uma alusão ao ano (2157) em que mulheres e homens terão as mesmas oportunidades e direitos, de acordo com as previsões do World Economic Forum. A mala tem, por isso, 136 anos de garantia. Esta campanha foi desenvolvida pela agência Coming Soon Lisboa e conta com a imagem de Pedro Costa”, contextualiza o IPVC, em nota enviada à imprensa.

Com um design intemporal, as carteiras feitas por artesãs já conquistaram muitos homens, que as compram para oferecer. O sucesso do projeto levou Eliana Barros a lançar uma nova linha de produtos de reparação e manutenção para cuidar das carteiras e peças em pele. E depois de já ter conquistado dois Prémios Lusófonos da Criatividade (na categoria de Design de Produto e de Responsabilidade Social/Ambiental da Empresa), a marca de carteiras portuguesa Ownever foi nomeada, assim, para mais dois prémios internacionais.

Citada na nota de imprensa, Eliana Barros congratula-se pelas nomeações e considera que “chamar a atenção para esta desigualdade é extremamente importante para mim e para a marca, por isso fico incrivelmente grata por todas estas nomeações e prémios. Por vezes, com pequenos gestos, poderemos fazer a diferença.”

Foto: DR

Ownever

Sempre foi uma apaixonada pela área do design e depois de ter concluído a licenciatura na ESTG-IPVC e ter trabalhado na área do marketing, Eliana Barros decidiu despedir-se e criar a própria empresa.

“Depois de pensar e trabalhar no projeto lancei a Ownever, conseguindo juntar aquilo que sempre gostei à experiência profissional que, entretanto, adquiri”, contou a jovem empreendedora, tendo como ponto de partida a sustentabilidade e o design intemporal dos produtos.

Foto: DR

Com o slogan “reparar é amar”, Eliana Barros conseguiu encontrar uma “nova forma” de trabalhar os acessórios.

“Todo o projeto tem por base a utilização, por exemplo, de algodão orgânico, que vai a proteger as carteiras. Além disso, usamos tudo em papel, de preferência em papel reciclado”, contou a empresária.

Adiantou que as malas “são fabricadas especialmente para o cliente para não haver desperdício, ou seja, a encomenda é efetuada e só depois é confecionada e assim nunca há desperdício”, assegurou.

Foto: DR

Salientou que também está a trabalhar em peças mais pequenas para conseguir “reutilizar os excedentes de pele”. A aposta na recuperação de peças também é outra área de trabalho da nova marca.

Eliana Barros inspira-se no estilo francês, até porque acredita que se usarmos jeans com uma t-shirt básica, “uma mala incrível pode fazer toda a diferença no look”. Por saber que os acessórios “podem fazer mesmo toda a diferença” no look feminino, a jovem optou por uma marca de acessórios em vez de criar uma linha de roupa.

Apesar de ser a única a trabalhar na Ownever a tempo inteiro, Eliana Barros conta ainda com a colaboração das artesãs, da zona de Braga, que confecionam os produtos e outras pessoas que “vão ajudando em áreas mais específicas e de forma mais pontual”.

Foto: DR

Os principais clientes são homens, o que acabou por surpreender a empresária. “Uma grande parte do público é masculino. Os homens compram uma mala de qualidade para oferecer às esposas, namoradas e mães”, explicou a jovem, confirmando que “os homens dão muita atenção ao que é bem feito e à qualidade do produto e identificam-se com a marca”.

Todas as propostas da Ownever estão à venda na loja online da marca e as carteiras feitas à mão oscilam entre os 260 e os 550 euros.

Eliana Barros lançou, também, uma linha de produtos de cuidado e limpeza da pele com base em água e cera de abelha.

 
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