Bananeiro está de volta a Braga “como sempre o conhecemos”

Após dois ‘natais’ em pandemia

Está de volta o “Bananeiro como sempre o conhecemos”. O anúncio foi feito esta noite pela “Casa das Bananas”, mítico estabelecimento comercial localizado na Rua do Souto, em Braga, onde se cumpre a tradição de consoada de Natal com a degustação de uma banana e do vinho moscatel.

“Finalmente o Natal vai poder voltar a ser o que era! E, como sempre, estaremos prontos para os receber no mesmo local de sempre no próximo dia 24 de dezembro. O Bananeiro está de volta tal como sempre o conhecemos!”, pode ler-se na página de Facebook do café/mercado.

Manuel Rio, 95 anos, natural de Lanheses, Viana do Castelo, começou com o Bananeiro na sua loja Casa das Bananas em Braga. O estabelecimento está hoje entregue a um dos seus filhos, Manuel Jorge, mas a tradição vem de longe.

“Para não deitar fora as bananas quando ficavam muito maduras, oferecia-as aos clientes. A quem bebesse um cálice de moscatel, dava uma banana, e como as duas coisas sabiam bem, as pessoas repetiam e começaram a vir”, contou em reportagem de O MINHO.

A verdadeira história do Bananeiro de Braga. E de Viana

Segundo o antigo comerciante, a ideia teve-a quando já levava mais de 20 anos de negócio a correr de feição. Abriu a sua primeira loja em Viana ao 28 anos, que batizou de Riolanda, juntando o seu apelido ao nome da sua mulher.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x