Seguir o O MINHO

Desporto

Aos 10 anos, piloto de Guimarães, Maria Germano, vence em Itália (e fez soar “A Portuguesa”)

Vitória inédita de uma portuguesa em Itália

em

Foto: DR

A piloto vimaranense Maria Germano Neto venceu hoje no Campeonato Italiano de Karting, algo que não foi propriamente uma surpresa, dado que desde o início da temporada tem surpreendido com o talento nas World Karting Series (WSK), onde compete, com mais de 100 pilotos, entre a elite mundial.

Todavia, a piloto natural de Guimarães voltou hoje a fazer história, já que depois de se ter tornado na primeira piloto feminina lusa a vencer em Espanha, repetiu agora a proeza em terras transalpinas. E fez soar ‘A Portuguesa’.

Maria Germano Neto apresentou-se este fim de semana muito forte no Adria Karting Raceway, em prova a contar para o Campeonato Italiano de Karting da categoria internacional 60 Mini.

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

A portuguesa deu ontem o mote para um fim de semana memorável, já que depois de ter sido a melhor nos treinos livres oficiais, voltou a ser a mais rápida na qualificação.

Na Pré-Final, disputada hoje, Maria Germano Neto bateu toda a concorrência, pelo que largou da pole-position na final.

Na corrida decisiva, a jovem piloto portuguesa de apenas 10 anos de idade, liderou de princípio a fim, resistindo à pressão dos italianos Cristian Tonalini e Giovanni Toso, que completaram o pódio, conseguindo significativa vantagem para o transalpino Matteo Melis e para o germânico Marlon Di Salvo, que fecharam o top-5.

“Esta vitória aqui em Itália é o resultado de muito esforço e dedicação ao longo das últimas semanas. Estou muito feliz e orgulhosa pela evolução que tenho tido no karting”, frisou, ainda a festejar, a jovem minhota.

Maria Germano tem conquistado títulos em todas as categorias onde tem competido. Na Iniciação, venceu a emblemática Taça de Portugal e na categoria Cadete sagrou-se campeã nacional, sendo, por isso mesmo, distinguida como ‘Jovem Promessa’ e depois como ‘Atleta Revelação’ pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Populares