Seguir o O MINHO

Região

António Costa evoca “valores europeus” e “progressistas” de Mário Soares

95.º aniversário do antigo chefe de Estado português

em

Foto: Divulgação

O secretário-geral do PS, António Costa, evocou hoje os “valores europeus” e “progressistas” do histórico fundador do partido Mário Soares, assinalando assim o 95.º aniversário do antigo chefe de Estado português.

“O PS, que hoje se orgulha dos seus valores europeus e aberto aos valores progressistas do mundo, recorda o dia do nascimento de Mário Soares e a sua memória”, lê-se numa mensagem do atual primeiro-ministro publicada na página oficial do PS e também na conta da rede social Facebook do partido “rosa”.

Mário Soares, que começou a opor-se ao regime do Estado Novo nas fileiras do PCP, nasceu em 07 de dezembro de 1924 e morreu em 07 de janeiro de 2017. Foi primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, seguindo-se dois mandatos na Presidência da República, entre 1986 e 1996.

“Os seus ideais humanistas, a coragem com que enfrentou a ditadura, a inteligência com que venceu a perseguição, a resistência à privação da liberdade são a prova de um caráter indomado e indomável, lúcido e generoso, que nos legou uma transição pacífica para a democracia, a adesão às comunidades europeias, a conquista e a consolidação das liberdades e direitos fundamentais e um projeto de sociedade baseado no valor da autonomia e comprometido com o ideal da fraternidade”, destacou ainda António Costa.

O secretário-geral-adjunto do PS, José Luís Carneiro, vai estar hoje num jantar de homenagem a Soares em Baião, onde são esperados cerca de mil militantes e simpatizantes do PS, segundo a organização.

Anúncio

Região

Já neva nas serras de Fafe (e aqui ao lado em Montalegre)

Estado do tempo

em

Foto: Meteo Trás-os-Montes

Fafe e Montalegre acordaram hoje com queda de neve, que está está a deixar as duas cidades pintadas de branco. O cenário repete-se noutras localidades de Trás-Os-Montes, como Vila Real e Vila Pouca de Aguiar.

Os distritos de Castelo Branco e Guarda estão, inclusivamente, sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, devido à queda de neve.

Na Serra da Estrela, a queda de neve já levou ao corte das estradas de acesso ao maciço central,

Massa de ar (muito) gelado traz chuva, vento e neve nos próximos dias

Os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e os de Castelo Branco e Guarda por causa da queda de neve, segundo o IPMA.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana cria linha de apoio à solidão

Covid-19

em

Foto: Ilustrativa / DR

A Câmara de Viana do Castelo tem disponível a partir de hoje uma Linha de Apoio à Solidão. Esta linha telefónica 258 809 317 estará disponível entre as 09:00 e as 13:00 e as 14h:0 e as 17:00, de segunda a sexta-feira, sendo o atendimento assegurado por psicólogos.

Depois de atendida a chamada, será dada toda a informação pretendida pelo munícipe, podendo ser fornecido acompanhamento psicológico, se necessário, ou promovido o devido encaminhamento para outro serviço.

“Neste contexto de pandemia, o papel do acompanhamento psicológico é crucial para promover a literacia sobre o COVID-19, prevenção de comportamentos de risco, e promoção de comportamentos pró-sociais e pró-saúde. Este acompanhamento irá também promover literacia em saúde psicológica e a prestação de suporte emocional e de estratégias para lidar com o isolamento, adaptação à mudança e com situações de crise (perturbação psicológica, situações de negligência, abuso, violência, consumos ou outras)”, escreve a autarquia em comunicado.

A linha visa ainda a “diminuição da perceção de isolamento, promovendo a tomada de consciência de que a pessoa não está sozinha; promoção de comportamentos proativos, para que a pessoa se mostre próxima e socialmente conetável e mantenha contatos com a família e amigos, através de meios de comunicação à distância (telefone, vídeo-chamadas e redes sociais).

Esta iniciativa municipal quer ainda desenvolver a promoção de estratégias psico-educativas, de incentivo à realização de atividades integradas em rotinas e hábitos de vida saudáveis e a promoção de estratégias alternativas e de formas adaptativas para lidar com os efeitos do stresse e da ansiedade decorrentes da situação pandémica e das suas consequências ao nível do bem-estar.

Continuar a ler

Região

Massa de ar (muito) gelado traz chuva, vento e neve nos próximos dias

Estado do tempo

em

Foto: Divulgação / CM Montalegre (Arquivo)

Uma massa de ar gelado vinda da Escandinávia traz frio, chuva e neve para o Norte da Portugal, numa altura em que os primeiros flocos de neve já começam a cair em zonas como Trás-os-Montes, mas também em terras de Basto.

Fonte: Windy

Para esta terça-feira são esperadas temperaturas mínimas de 1 grau na região de Braga, mínimas essas que se devem manter até quinta-feira, havendo probabilidade de queda de neve nos pontos acima de 1.000 metros de altitude. Também o distrito de Viana vai ser afetado por esta massa, esperando-se neve nos pontos mais altos de Castro Laboreiro.

É ainda esperada chuva ao longo desta terça-feira, mantendo-se na quarta. Quinta e sexta é esperado céu muito nublado, com a chuva a regressar em força no próximo sábado (e deve ficar todo o fim de semana e início da próxima semana).

Continuar a ler

Populares