Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Alunos “sussurram” poemas através de tubos em cartão por ruas de freguesia de Viana do Castelo

“Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar”

em

Alunos do 2.º e 3.º ciclos da escola Carteado de Mena, em Darque, Viana do Castelo, vão “sussurrar” publicamente poemas da sua autoria, através de tubos em cartão que os próprios vão criar, durante uma caminhada pela freguesia.

A ação, intitulada “Sussurradores do Alto Minho”, hoje anunciada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, vai decorrer na quinta-feira e sexta-feira, envolvendo alunos do segundo e terceiro ciclos de ensino básico da escola Carteado de Mena, em Darque, freguesia da margem esquerda do rio Lima.

Contactada hoje pela agência Lusa, a vereadora da Educação da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, explicou que a iniciativa, integrada no projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar”, dinamizado pela CIM do Alto Minho, pretende “estimular a sensibilidade dos mais jovens para o valor da palavra dita”

“Na era das novas tecnologias, por vezes esquecemos o som da palavra, a entoação, a expressividade. Só a poesia para nos fazer recentrar a atenção no valor da palavra, que não é mais do que o valor da comunicação entre as pessoas”, sublinhou Maria José Guerreiro.

A vereadora da Educação destacou ainda a importância de, através deste projeto, transformar os jovens “em agentes de disseminação da leitura”.

A ação, dinamizada pela Laredo – Associação Cultural, começa na quinta-feira, pelas 10:30, com a realização de uma oficina de poesia intitulada a “Máquina da Poesia”.

Em declarações à Lusa, a responsável da associação cultural, Maria José Vitorino, adiantou que nessa oficia os alunos vão “escrever e ler os seus próprios poemas”.

Na sexta-feira, a partir das 10:30, os alunos vão construir os “sussurradores”, “uma ferramenta simples, utilizada em intervenção de rua, para ler ao ouvido do outro”.

“São tubos de cartão, reciclados, que existem nas fábricas para enrolar tecidos, entre outros produtos. Esses tubos são decorados pelos alunos e servirão, na rua, para os alunos lerem ao ouvido das pessoas que vão encontrar”, explicou, adiantando que a caminhada pelo centro da freguesia de Darque tem início às 14.00, “com passagem pelo Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, num convívio intergeracional”.

“Podem ser poemas ou textos, tudo dependerá dos alunos que depois saem para as ruas para lerem o que escreveram a quem os quiser ouvir”, especificou.

A ação “Sussurradores do Alto Minho” conta com o apoio da biblioteca municipal de Viana do Castelo e do agrupamento de Escolas de Monte da Ola, onde está integrada a escola Carteado Mena.

O projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar” está integrado na operação PIICIE – “Alto Minho School 4 All – Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar”, cofinanciado pelo Norte 2020.

Em comunicado, hoje enviado à imprensa, a CIM do Alto Minho explicou que Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Valença já foram palco de ações semelhantes, com “jovens e crianças em risco de abandono escolar, centradas na leitura e na escrita, envolvendo expressões artísticas e o contacto com bibliografia selecionada, e ainda, o contacto direto com a população em espaço público”.

Depois de Viana do Castelo, as próximas ações dos “Sussuradores do Alto Minho” decorrerão em Ponte da Barca, nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2020, e em Monção, nos dias 03 e 04 de março.

“Estas intervenções têm como objetivos integrar os jovens através da palavra, desenvolvendo competências sociais, os níveis de literacia e entendimento do mundo, a expressão escrita e plástica, assim como propor a biblioteca pública como lugar de referência para a juventude, promovendo as coleções das bibliotecas junto dos jovens e estimulando hábitos de frequência juvenis das bibliotecas municipais”, sustenta a nota.

O projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar” integra ainda “sessões de mediação de leitura inclusiva – “Leituras Diferentes”, com metodologias ativas centradas na leitura e na escrita, envolvendo expressões artísticas e o contacto com bibliografia selecionada”.

Estas atividades vão realizar-se nas instalações das bibliotecas municipais de Ponte de Lima, no dia 21, de Valença, no dia 22, e de Viana do Castelo, no dia 05 de março de 2020.

A realização de ações de capacitação – “Rodas de Pensamento” é outra áreas de intervenção do projeto, “dirigidas a docentes e pessoal não docente, bibliotecários, mediadores, animadores e outros profissionais”.

Estão previstas ações de capacitação para os concelhos de Melgaço, Ponte de Lima e Viana do Castelo, respetivamente nos dias 12, 13 e 14 de março de 2020. Já no dia 30 de abril decorrerá , um “Encontro Grande Roda”, em Monção.

Anúncio

Viana do Castelo

Campeão do mundo agredido após evitar colisão entre canoas em Viana

Em Darque

em

Foto: DR / Arquivo

Sérgio Maciel, campeão mundial de maratonas C1 sub-23, em canoagem, foi agredido neste sábado junto a um hangar em Darque, Viana do Castelo, depois de um treino.

A situação foi denunciada pela equipa do atleta vianense, o Viana Garças Clube (VGC), que já apresentou queixa junto das autoridades policiais para que se iniciem diligências para identificar o agressor.

Em comunicado, o emblema refere que as agressões partiram do pai de um atleta do Darque Kayak Clube (DKC), que terá abordado Sérgio Maciel com uma “forma agressiva”.

Segundo a nota, durante o treino deste sábado, esteve em iminência uma colisão entre canoístas do DKC, ocorrência que terá sido imputada a Sérgio Maciel e ao pai, após se terem cruzado com esses atletas de formação no rio Lima.

“Os nossos atletas tentaram explicar a situação, em que o aparecimento súbito da margem direita do canal, de jovens e um treinador do DKC, potenciou uma colisão entre todos, mas que foi evitada pela destreza de Sérgio Maciel e pai”, argumenta o clube.

Mas o pai do atleta do DKC não colheu os argumentos e terá partido para uma agressão física contra os dois elementos do VGC, provocando-lhes ferimentos.

As vítimas acabaram por ser avaliadas com ferimentos ligeiros, no Hospital de Viana do Castelo.

(notícia atualizada às 23h44)

Continuar a ler

Viana do Castelo

PSP procura responsável por agressões no centro histórico de Viana

Agressões

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem foi agredido, ao final da tarde deste sábado, no centro histórico de Viana do Castelo, sofrendo ferimentos que o levaram ao hospital, disse a O MINHO fonte da PSP.

A vítima terá sido agredida à porta de um estabelecimento comercial junto à Rotunda dos Pescadores, cerca das 19:30.

O alegado agressor, depois de consumado o ato, acabou por se colocar em fuga, não esperando pela chegada das autoridades, depois de alerta de populares para a polícia.

Foram acionados os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para transportar a vítima para a unidade hospitalar local, com vários ferimentos, considerados ligeiros.

Segundo disse fonte da PSP a O MINHO, aquela polícia iniciou um procedimento criminal para efetuar diligências de modo a identificar o agressor, uma vez que se trata de um crime de natureza pública.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Acidente violento condiciona trânsito na A28 em Viana e faz três feridos

Acidente

em

Bombeiros Viana do Castelo. Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO (Arquivo)

Um despiste automóvel seguido de capotamento condicionou o trânsito na A28, sentido Sul-Norte, junto à saída para Vila Praia de Âncora, disse a O MINHO fonte dos bombeiros. O alerta foi dado cerca 11:25 para um despiste que resultou em três feridos, um dos quais em estado grave.

Pelo que foi possível apurar, a vítima que ficou em estado grave era a condutora, uma mulher com cerca de 40 anos. Os dois feridos ligeiros são as crianças que seguiam na mesma viatura, com idades entre os 6 e os 8 anos.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Viana, com dez operacionais e quatro viaturas, os Bombeiros Sapadores, com seis elementos e duas viaturas, a VMER de Viana, a concessionária Norte Litoral, com dois elementos, e uma patrulha da GNR.

As vítimas foram transportadas para o Hospital de Viana do Castelo.

(notícia atualizada às 12h48)

Continuar a ler

Populares