Caminha garante transportes públicos gratuitos a passageiros com mais de 65 anos

Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos
Caminha garante transportes públicos gratuitos a passageiros com mais de 65 anos
Foto: Ilustrativa / CM Caminha

A Câmara de Caminha decidiu hoje, em reunião do executivo municipal, garantir “transportes públicos rodoviários e coletivos, dentro do concelho”, a passageiros com mais de 65 anos, informou hoje a autarquia.

Em comunicado, o município explica terem sido “hoje aprovados os protocolos que operacionalizam a medida, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART)”.

Os protocolos “foram negociados com duas operadoras, a empresa de Transportes Courense e a Transcovia – Transportes Coletivos de Viana do Castelo, SA”, e “vigoram até 31 de dezembro”, acrescenta a mesma nota.

“O utente (munícipe/residente) deverá, através de requerimento próprio, solicitar ao município a aplicação da medida PART, o que permitirá a atribuição do respetivo bilhete individual”, especifica a autarquia presidida pelo socialista Miguel Alves.

Segundo a Câmara de Caminha, o PART “destina-se à redução tarifária nos transportes públicos coletivos e ao aumento da oferta de serviços, tendo por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social”.

Trata-se, ao mesmo tempo, de “um instrumento de apoio às famílias, indo ao encontro dos seus hábitos de mobilidade, e que pretende garantir que nunca serão as razões financeiras a impedir as pessoas de optar pelo modo coletivo em detrimento do individual”, adianta.

De acordo com o município, este apoio vem “juntar-se aos transportes escolares gratuitos atribuídos” às crianças do pré-escolar e a alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Maria joão foi ao the voice. Não virou cadeiras, mas comoveu com vivência junto de refugiados

Maria João foi ao The Voice. Não virou cadeiras, mas comoveu com vivência junto de refugiados

Próximo Artigo
Alunos “sussurram” poemas através de tubos em cartão por ruas de freguesia de viana do castelo

Alunos “sussurram” poemas através de tubos em cartão por ruas de freguesia de Viana do Castelo

Artigos Relacionados