Aí está “o novo tesouro” da gastronomia de Monção

Nava receita de bacalhau criada pelo conceituado chef Vítor Sobral

O Município de Monção apresentou, ontem, no Palácio da Brejoeira, a nova receita do “Bacalhau à Monção”, da autoria do chef Vítor Sobral, referência da gastronomia nacional, conhecido por interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses.

Na ocasião foi também apresentada a “Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção”, que terá lugar entre 21 e 29 de janeiro, com a participação de 22 restaurantes do concelho e a colaboração do chef Vítor Sobral.

Na preparação deste evento gastronómico, que acontece pela primeira vez, Vítor Sobral promoveu, no sábado, na EPRAMI, um showcooking aberto ao público interessado. Hoje, no mesmo local, decorreu uma ação de formação da sua receita à restauração monçanense.

Na apresentação, o presidente da Câmara, António Barbosa, referiu que “o lançamento deste prato foi preparado pelo Município durante algum tempo, sendo a concretização de um desafio lançado pela restauração local”. A partir de agora, sublinhou, “será mais um fator diferenciador do nosso território e um veículo privilegiado para trazer mais gente a Monção”.

O autarca assinalou que a confeção do “Bacalhau à Monção” implica a concretização de alguns parâmetros de qualidade que terão de ser seguidos pela restauração. Assim, disse, “é fundamental que os critérios, embora exigentes, sejam rigorosamente contemplados na confeção”.

Foto: CM Monção

Frisando que a receita do “Bacalhau à Monção” foi como montar um puzzle, encaixando cada produto no lugar certo, o Chef Vítor Sobral revelou que “o novo prato consubstancia a premissa de uma cozinha de conforto com ar regional”, ou seja “apresenta uma silhueta inovadora, sem perder o encanto tradicional”.

Acrescentou: “O segredo deste prato está na qualidade dos seus produtos e no cuidado a ter na sua confeção. É tecnicamente trabalhoso, mas de fácil elaboração. Se a receita for seguida à risca, temos em mãos algo que pode realmente fazer a diferença, contribuindo para enriquecer a culinária local”.

Foto: CM Monção
Foto: CM Monção

Confecionado com produtos locais – broa, cebola e batata -, é servido com uma fatia de barriga de porco fumada. O objetivo é que possa estar na ementa da restauração local durante todo o ano. “E, se o bacalhau for demolhado nas Cascatas do Fojo, em Lara, com toda aquela água fria a correr, então, nas palavras do Chef Vítor Sobral, estaremos perante o melhor bacalhau do mundo”, salienta, em comunicado, a Câmara, classificando esta iguaria como “o novo tesouro da gastronomia monçanense”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x