Ai está o (curto) “verão de S. Martinho” com máximas de 22 graus para o Minho

Chuva regressa no domingo
Ai está o (curto) "verão de s. Martinho" com máximas de 22 graus para o minho
Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

Um anticlone instalado na Europa central está a ajudar a cumprir uma evocação religiosa tipicamente portuguesa – o “verão de São Martinho” – e providenciará dois dias e meio de um tempo agradável com temperaturas acima dos 20 graus e muito sol.

Dessa forma, conforme adiantou a O MINHO o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se sol nos distritos de Braga e de Viana do Castelo para a restante tarde desta quinta-feira, bem como na sexta-feira e no sábado, devendo a chuva regressar no domingo com a passagem de uma superfície frontal.

Bruno Café, meteorologista, explicou a O MINHO que esta ‘trégua’ do mau tempo deve-se não à intervenção divina de São Martinho, padroeiro dos magustos de castanha regados a vinho novo, mas sim a um anticiclone instalado no continente europeu que “está a estender-se em crista até Portugal”.

Essa ‘crista’, prossegue, está a servir de bloqueio às superfícies frontais que chegam do Atlântico, ‘empurrando-as’ noutra direção. Contudo, adianta, a ‘crista’ vai enfraquecer no domingo e a chegada de uma superfície frontal fria é mais do que certa, trazendo consigo o regresso do tempo mais frio e chuvoso.

Assim, pode-se esperar para os distritos de Braga e de Viana do Castelo, nos próximos dois dias, alguma neblina e nevoeiro matinal, mais nas zonas ribeirinhas, e temperaturas máximas “a rondarem os 21,22 graus e mínimas a rondarem os 10 a 12 graus”, concluiu Bruno Café.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Esperam dez horas por cirurgia no hospital de braga que não se realiza por falta de material

Esperam dez horas por cirurgia no Hospital de Braga que não se realiza por falta de material

Próximo Artigo
Jom investe 18 milhões para transformar fábrica centenária de guimarães em complexo residencial

JOM investe 18 milhões para transformar fábrica centenária de Guimarães em complexo residencial

Artigos Relacionados