Seguir o O MINHO

Região

Cinco agrupamentos do distrito de Braga entre as “escolas eTwinning” da Europa

em

Foto: Divulgação

Cinco escolas do distrito de Braga figuram entre as 1211, a nível europeu, premiadas com o Selo de Escola eTwinning. São elas o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, em Braga, o Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, de Moreira de Cónegos, e o Agrupamento de Escolas de Briteiros, ambos de Guimarães, o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, em Vila Verde, e o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.

As escolas distinguidas são pioneiras e líderes nas áreas de práticas digitais, práticas de eSafety, abordagens pedagógicas inovadoras e criativas, promoção do desenvolvimento profissional contínuo dos professores, promoção de práticas de aprendizagem colaborativas entre os professores e os alunos.

“O Selo é não só uma distinção do sucesso individual dos professores, como também um reconhecimento do grande êxito alcançado pelas equipas eTwinning destas escolas”, pode ler-se no site do projeto.

O Selo de Escola eTwinning foi introduzido em 2017 para oferecer reconhecimento e distinção à participação, empenho e dedicação, não só de professores, como a equipas de professores e diretores da mesma escola, tendo as instituições de ensino, a nível europeu, sido escolhidas este ano.

“Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infancia, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa”, é referido.

O processo de candidatura para o selo iniciou-se em dezembro de 2017 e encerrou em março de 2018.

O projeto eTwinning foi lançado em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, e desde janeiro de 2014 faz parte do Erasmus+, o programa europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.

EM FOCO

Populares