Seguir o O MINHO

Braga

Acidente em Celeirós corta estrada Braga-Famalicão

Celeirós

em

Foto: Redes sociais

Um acidente rodoviário cortou a circulação na Estrada Nacional 14, que liga Braga a Famalicão, cerca das 10:20 desta quinta-feira, junto à rotunda que dá acesso ao centro da freguesia de Celeirós, em Braga.

Um condutor, com cerca de 25 anos, despistou-se contra um camião, junto à pastelaria Doce Rosa.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga pela Ambulância de Emergência Médica do INEM.

A GNR registou a ocorrência.

(notícia atualizada)

Anúncio

Braga

Semana Académica cancelada em Braga

Covid-19

em

Fotos: Paulo Magalhães / O MINHO

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) anunciou hoje o cancelamento de todas as suas atividades presenciais até ao final do mês de junho, entre as quais se incluem as Monumentais Festas do Enterro da Gata, que decorreriam de 8 a 15 de maio, em Braga.

Em comunicado, a AAUM afirma que “mantém a preocupação em salvaguardar a saúde pública em consonância com as recomendações da DGS e do Governo de Portugal. Desta forma, a direção deliberou o cancelamento das atividades presenciais previstas até ao fim do próximo mês de junho”.

A Campanha de Comercialização de Insígnias, o Cortejo Académico, Imposição de Insígnias e Missa de Finalistas e as Serenatas e Velório são atividades cujo cancelamento, de acordo com a Associação Académica, “será reavaliado, caso estejam reunidas as condições sanitárias de saúde pública e dentro do enquadramento temporal no presente mandato da AAUM”.

Continuar a ler

Braga

Braga cria “grupo de resposta” para apoiar empresas e manter empregos

Covid-19

em

Foto: O MINHO / Arquivo

O Município de Braga e a InvestBraga criaram um grupo de resposta para apoiar as empresas na obtenção de todos os esclarecimentos necessários para agirem neste período de crise resultante da pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município refere que o objetivo é o “apoio imediato” à sustentabilidade das empresas e à conservação dos postos de trabalho.

Denominado Programa de Apoio ao Comércio e Outro Tipo de Empresas, o grupo de resposta quer disponibilizar aos empresários as informações e os esclarecimentos com vista a adaptarem a sua atividade à nova realidade.

Quer ainda “ensinar” a adotar as novas medidas lançadas e publicadas pelos diversos diplomas e entidades legisladoras, seja em matéria jurídica, fiscal ou laboral.

Tudo isto para que possam salvaguardar o seu negócio e o emprego dos seus trabalhadores.

O grupo de trabalho estará, assim, disponível, de forma gratuita, para esclarecer todas as dúvidas e prestar todas as informações às empresas, empresários, empreendedores e demais intervenientes do ecossistema empresarial de Braga, com vista à adaptação da sua atividade económica e preparação para a fase pós-crise.

Para facilitar a pesquisa, a InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga, criou um mini-site que permite concentrar todas as informações necessárias e que pode ser consultado em https://investbragadeai.wordpress.com.

No portal, poderão ser obtidos todos os contactos para que as empresas possam esclarecer as suas dúvidas.

“Com o apoio de um conjunto de parceiros especializados, constituído por empresas com uma forte representatividade na região e no país, este grupo de trabalho irá assegurar o acompanhamento contínuo de toda a legislação em vigor, das medidas extraordinárias definidas e da sua aplicabilidade nas empresas”, acrescenta o comunicado.

Os interessados podem enviar as suas questões para o e-mail [email protected] e, no prazo máximo de 48 horas serão enviadas todas as respostas e esclarecimentos para cada uma das situações apresentadas.

Os parceiros deste projeto são o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação IAPMEI, a Associação Comercial de Braga e o Instituto do Emprego e Formação Profissional e Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, além de escritórios de advogados e gabinetes de contabilidade e consultoria.

Continuar a ler

Braga

Parafarmácia de Braga doa materiais aos lares de idosos

Covid-19

em

Foto: O MINHO

Uma parafarmácia de Braga está a apoiar lares de idosos, com materiais de higiene e outros bens, devido “à responsabilidade social que é inerente para quem desempenha esta atividade”, tendo já auxiliado, a título gratuito, quatro instituições da cidade e dos arredores de Braga.

“Desde gel desinfetante, a máscaras, para funcionários, assim como luvas e produtos de lavagens, tenho disponibilizado, dentro das minhas possibilidades, mas se todos à medida das suas capacidades ajudarem, conseguiremos sem dúvida alguma vencer a pandemia”, disse esta quarta- feira a O MINHO o proprietário de A Botica da Saúde, na Rua Artur Garibaldi, sita na freguesia de Nogueira, à face da EN101, em Braga.

IVA zero

Adelino Veloso, responsável técnico com 48 anos de experiência na área, lamenta que o Governo “esteja a beneficiar do preço alto dos desinfetantes, bem como de outros artigos, quando deveria colocar o IVA mínimo ou nulo nesse tipo de produtos”.

“Só desse modo pode ajudar a combater a pandemia de covid-19, uma vez que todos os dias, aqui, constato haver pessoas que não têm dinheiro para adquirir o que precisam”, acrescenta.

Vendo ao preço que compro

“Nesta fase, eu como profissional, estou a fazer o melhor que sei e que posso, infelizmente pagamos alto e por isso temos de vender alto, não sendo por mim que há inflação, muitas vezes chego a vender ao preço que compro só para servir as pessoas, especialmente quem é cliente habitual ou aqueles que mais necessitam”, afirmou Adelino Veloso a O MINHO.

 

Continuar a ler

Populares