Concurso para obras em igreja românica de Guimarães lançado em março

Monumento nacional

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou hoje que em março deverá ser lançado o concurso para as obras de conservação e reforço estrutural da igreja românica de Serzedelo, em Guimarães.

Em resposta escrita enviada à Lusa, a DRCN refere que o caderno de encargos está a ser ultimado para lançar procedimento de contratação da empreitada, previsivelmente na primeira quinzena de março.

Em 18 de fevereiro, o PCP dirigiu uma pergunta à ministra da Cultura questionando-a sobre os sucessivos adiamentos da intervenção naquela igreja, classificada como monumento nacional.

Na pergunta, o PCP lembra que a igreja foi “profundamente decorada com frescos”, que agora estão em risco face às más condições de conservação do edifício.

“A necessidade de intervenção para preservação deste monumento, embora sendo reconhecida, tem sido sucessivamente adiada, sendo que, ao longo de vários anos, o Ministério da Cultura não assumiu as suas responsabilidades quanto à recuperação deste património, atirando-as para as costas da autarquia”, refere o PCP.

Os comunistas acrescentam que em 2017 foi assinado um protocolo de recuperação daquela igreja, envolvendo o Ministério da Cultura, o município de Guimarães e um mecenas, sendo que este entraria com 40 mil euros.

No entanto, o protocolo “não saiu do papel”.

Este ano, foi anunciado um novo protocolo, mas já sem o mecenas.

Segundo este novo protocolo, já aprovado em reunião do executivo, a Câmara de Guimarães mantém o financiamento de 80 mil euros previsto no anterior, assumindo a DRCN a responsabilidade da execução da obra.

Na altura, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, explicou que a obra ainda não tinha arrancado devido ao atraso na elaboração do projeto, da responsabilidade da DRCN.

Terá sido esse atraso que levou o mecenas a desistir do projeto.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x