‘Trio à minhota’ leva Portugal ao pódio em seniores femininos nos Europeus de corta-mato

Dulce Félix, oitava, Salomé Rocha, 10.ª, e Susana Francisco, 25.ª, não falharam

Portugal conseguiu hoje a medalha de bronze em seniores femininos nos Europeus de corta-mato, que decorreram no Parque da Bela Vista, em Lisboa, mesmo apresentando uma equipa de apenas três elementos, composto por duas minhotas e uma atleta do SC Braga.

Dulce Félix (Guimarães), oitava, Salomé Rocha (Vizela), 10.ª, e Susana Francisco (Torres Vedras mas representa o SC Braga), 25.ª, não falharam – bastava uma desistência para a equipa não pontuar – e totalizaram 43 pontos, fechando um pódio em que também ficaram a Grã-Bretanha, primeira com 26, e a Irlanda, segunda, com 41.

Inicialmente, Portugal tinha selecionadas ou pré-selecionadas seis atletas, mas desse grupo de elite só as minhotas Dulce Félix e Salomé Rocha aceitaram o convite. As outras, por planificação da época ou lesão, acabaram por ficar de fora, o que abriu lugar a Susana Francisco, a melhor na prova de observação, há duas semanas.

Aos 37 anos, e já com quatro medalhas individuais no palmarés, Dulce Félix ainda mostra garra para ser oitava, em 28.09 minutos, enquanto que Salomé Rocha, dois lugares atrás, gastou 28.13.

Susana Francisco (eu representa o SC Braga), com 29.08 minutos, foi 25.ª e cumpriu na perfeição a missão de fechar a equipa, com 43 pontos, menos 10 que a Turquia, da campeã individual Yasemin Can.

Sem oposição de relevo na corrida, Can conseguiu um inédito quarto triunfo consecutivo em femininos, em 26.52 minutos, 15 segundos à frente de Karolin Bjerkeli Grovdal.

A norueguesa de 29 anos também tem fortes razões para sorrir, já que chega à prata após quatro medalhas de bronze.

No terceiro lugar, com 27.43 minutos, entrou a sueca Samrawit Mengsteab.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Rio Ave quer “mais eficácia” no duelo com o Gil Vicente

Próximo Artigo

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

Artigos Relacionados
x