O Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (Adif) adjudicou, esta quinta-feira, por um 1,78 milhões de euros, o projeto de eletrificação do troço Guillarei-Tui, na Galiza no âmbito da modernização da ligação Vigo-Porto, anunciou aquela entidade.
Num comunicado publicado na sua página oficial, a Adif revela que o contrato foi adjudicado à Telice por 1.78 milhões de euros (IVA incluído), tendo um prazo de execução de 6 meses.
A obra prevê a instalação do sistema completo de linhas aéreas de contacto, composto por uma catenária híbrida transformável, efetuada a partir do triângulo Guillarei para o limite antes da ponte internacional no rio Minho, que faz fronteira com Portugal, bem como eletrificação da linha férrea Tui nas trilhas 1, 2 e 4.
Para além disso, explica a Adif na nota publicada, a empreitada prevê, no âmbito da sinalização e comunicações, a adaptação e manutenção das instalações de segurança afetadas pela eletrificação do troço Guillarei-Tui.
Este contrato, com um orçamento de 18,1 milhões de euros (incluindo IVA), inclui ainda o trabalho em instalações de sinalização secção Guillarei-Tui e suas secções adjacentes, nomeadamente a “substituição do atual bloqueio telefónico entre as estações de Tui e Valença do Minho (Portugal) que será também substituído por um bloco BAU (Bloqueio Automático em Via Única) centralizado com contadores de eixo”.
Segundo a Adif a eletrificação desta secção, com cerca de cinco quilómetros de comprimento, faz parte dos acordos bilaterais entre a Espanha e Portugal para a melhoria dos serviços ferroviários transfronteiriços.
Em declarações à Lusa, Xoan Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, organismo que agrega 38 municípios portugueses e galegos, congratula-se com a adjudicação deste troço, mas sublinha, contudo, que esta é apenas mais uma etapa.
“Isto era importante, mas depois é preciso avançar solução com a saída Vigo Sul”, afirmou.
Segundo aquele responsável, é expectável que a eletrificação do troço Guillarei – Tui esteja terminada até ao final de 2020.
A Infraestruturas de Portugal anunciou a 29 de fevereiro de 2016 a aprovação da modernização e eletrificação de toda a Linha do Minho, que será implementada em duas fases: uma inicial, no troço de Nine – Viana do Castelo (43,6 quilómetros), e outra entre Viana do Castelo e Valença, ambos em execução.
Já a eletrificação do troço Nine – Viana do Castelo foi adjudicada a 30 de janeiro de 2017, pelo valor de 16 milhões de euros, e está previsto que esteja concluída no terceiro trimestre de 2018.
O projeto de modernização da Linha do Minho inclui ainda eletrificação Nine – Valença do Minho, a supressão de passagens de nível, novas subestações, intervenções em túneis e pontes, e instalação de sistemas e telecomunicações sinalização, com um investimento total de 832 milhões de euros.