Escola de Guimarães finalista de prémio que dá 20 mil euros em painéis solares

EB Virgínia Moura
Foto: DR / Arquivo

A Escola Básica Virgínia Moura, em Moreira de Cónegos, Guimarães, está entre as 10 finalistas da quarta edição do prémio Energy Up, concurso nacional que desafia as escolas portuguesas a apresentar projetos e ideias que contribuem para a jornada da transição energética, organizado pela Fundação Galp.

Através do projeto “A Pedalar Sonhamos Energizar!”, a escola vimaranense desenvolveu um projeto que visa fixar bicicletas num espaço da escola para que, numa primeira fase, os alunos possam estimular a sua saúde física e mental e, numa segunda, gerar energia elétrica, tornando a escola mais sustentável.

Em comunicado enviado a O MINHO, a organização explica que, após análise das mais de 80 candidaturas apuradas, a Galp e a sua Fundação vão reunir as dez escolas finalistas no próximo dia 29 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para anunciar os vencedores.

Entre as 10 finalistas apuradas, encontram-se escolas de todos os ciclos de ensino oriundas dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Portalegre, Porto, Setúbal e Viseu.

O esforço em prol da sustentabilidade e eficiência energética da escola vencedora será recompensado através da entrega do Grande Prémio Energy Up, que prevê a instalação de painéis fotovoltaicos da Galp no valor de até 20.000 euros, com estimativas de poupança de até 1.000 euros na fatura energética mensal.

Além do Grande Prémio, o Prémio Energy Up atribui prémios para os melhores projetos por nível de escolaridade (1.º CEB; 2.º/3.º CEB; Ensino Secundário/Profissional) no valor de 2.000 euros para o 1.º lugar e de 1.000 euros para o 2.º e 3.º lugar. Estes prémios destinam-se a incentivar as escolas a prolongarem o seu investimento em prol da jornada de sustentabilidade e transição energética.

Esta quarta edição apurou mais de 80 candidaturas provenientes de todo o país – um aumento face às 65 da edição anterior –, que foram avaliadas por um painel de jurados composto, entre outros, por representantes dos parceiros institucionais do prémio: ADENE (Agência para a Energia), APA (Agência Portuguesa do Ambiente), DGE (Direção-Geral de Educação) e DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia).

O Prémio Energy Up é uma das bandeiras do Projeto Educativo Future Up, através do qual a Fundação Galp mobiliza professores e alunos para uma transição energética justa, solidária e inclusiva.

Em 2023, o Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa foi o grande vencedor com o projeto multidisciplinar “Pina Manique Circular”, que, através de uma série de iniciativas, conseguiu reduzir em 35% o consumo de energia em contexto escolar.

Desde 2010, o Future Up já beneficiou 2,2 milhões de estudantes e professores de norte a sul do país, continente e ilhas e mais de 21 mil escolas. Ao longo destes anos foram lecionadas mais de cinco mil aulas Energy Up envolvendo mais de 755 voluntários Galp.

No Biénio 2022/2024, o projeto educativo Future Up é cofinanciado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, um instrumento de apoio e desenvolvimento de projetos de eficiência energética aprovado pela ERSE.

Lista de escolas finalistas por distrito:

· Escola Secundária de Oliveira do Bairro – Oliveira do Bairro, Aveiro

· Escola Básica Virgínia Moura – Guimarães, Braga

· Escola Básica Rainha Santa Isabel – Coimbra, Coimbra

· Escola Básica da Conceição – Faro, Faro

· Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister – Alcobaça, Leiria

· Jardim-Escola João de Deus de Ponte de Sor – Ponte de Sor, Portalegre

· Escola Básica de Aver-O-Mar – Póvoa do Varzim, Porto

· Escola Básica Bernardim Ribeiro – Alcácer do Sal, Setúbal

· Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 3 de Sines – Sines, Setúbal

· Escola Secundária de Tondela – Tondela, Viseu

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Ginásio de Famalicão oferece anuidade a 32 profissionais de saúde

Próximo Artigo

Cooperativa juvenil Synergia lança livro em Braga sobre experiências comunitárias

Artigos Relacionados
x