Cabeceiras de Basto volta a hastear bandeira arco-íris contra a homofobia e transfobia

Foto: CM Cabeceiras de Basto

À semelhança de anos anteriores, a Câmara de Cabeceiras de Basto assinalou hoje o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, hasteando a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho.

Foi em 26 de junho de 2015 que a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a consagração do dia 17 de maio como o Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia, celebrando-se em simultâneo com o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

“Neste ano em que Portugal celebra os 50 Anos da Democracia, a Câmara de Cabeceiras de Basto mantém-se firme na defesa dos valores da liberdade e no respeito pela diversidade”, salienta a autarquia em comunicado.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal reafirma “o compromisso em combater todas as formas de discriminação e preconceito, promovendo a tolerância e a inclusão no nosso concelho, pugnando por uma sociedade mais justa e igualitária”.

Neste ato simbólico estiveram presentes o vice-presidente, Fernando Basto, em representação do presidente da Câmara, os vereadores Carla Lousada, Manuel Teixeira, Jorge Machado e Hélder Vaz, e ainda, todos os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, chefes de divisão e técnicos da Câmara Municipal, bem como a Equipa para a Igualdade na Vida Local.

“Acreditamos que a liberdade e o respeito são valores fundamentais para a convivência pacífica em sociedade, independentemente de crenças ou opiniões pessoais”, conclui o comunicado.

Recorde-se que, na terça-feira, militantes da associação Habeas Corpus, ligada à extrema-direita, invadiram o auditório da Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, onde decorria uma sessão sobre questões de género e orientação sexual.

A GNR teve que retirar os invasores, entre os quais o ex-juiz negacionista da covid-19 e candidato às eleições europeias pelo partido de extrema-direita Ergue-te, Rui Fonseca e Castro.

A Câmara apresentou queixa.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Ministro diz que habitação não deve ser arma de arremesso político

Próximo Artigo

Preço dos combustíveis na próxima semana

Artigos Relacionados
x