Viu um ninho na areia da praia? Avise os especialistas

Autarquia de Viana lança alerta
Foto: DR

O pelouro do Ambiente da Câmara de Viana do Castelo alertou hoje para que os veraneantes não coloquem proteções nos ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida, que podem ser encontradas nas praias.

Este alerta surge visto que alguns populares, ao tentar proteger os ninhos, colocam paus para que estes não sejam pisados.

Contudo, a autarquia alerta que “quando o material é colocado desta forma à volta do ninho, estamos a criar um alvo e um alerta para predadores como as gaivotas”.

Por isso, em caso de avistamento deve registar na ‘app’ BioRegisto que, posteriormente, a equipa do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental desloca-se ao local para perceber a necessidade de proteger o ninho.

Neste momento estão identificados 25 ninhos e apenas oito estão protegidos devido à sua “exposição”.

Como explica a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, os borrelhos-de-coleira-interrompida fazem o ninho em zonas abertas e expostas, recorrendo à camuflagem para proteger as suas posturas.

“Ornamentam muitas vezes o ninho com conchas e pequenas pedras, e tanto ovos como crias têm cores e padrões que se dissimulam na areia”, lê-se no ‘site‘ oficial daquela entidade.

A mesma entidade alerta que, para além de ter cuidado para não pisar os ninhos, deverá manter especial atenção aos cães, para que não destruam os locais de nidificação da ave.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Campanha do BE passa por Braga e vai alertar para a transição climática

Próximo Artigo

Primeiro-ministro tomou café saído de uma máquina 'made in' Braga

Artigos Relacionados
x