Realizador Flávio Cruz vence mais um prémio para Viana. Agora na África do Sul

Filme promocional “Romaria d’Agonia 2023”

O filme promocional “Romaria d’Agonia 2023”, produzido pela VianaFestas e com realização de Flávio Cruz, conquistou o prémio SILVER Award na categoria Cultural Tourism, International Tourism Film Festival Africa 2024.

O anúncio foi feito pela Viana Festas após a gala que decorreu ontem à noite, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, dedicando o prémio “a todas as pessoas que participaram no filme”.

‘Farta-se’ de ganhar prémios

Flávio Cruz recebeu o mais recente prémio ontem à noite, na África do Sul. Foto: DR

Este é mais um a somar a tantos outros que Flávio Cruz tem arrecadado, com destaque para o primeiro prémio na categoria “Música e Dança” no prestigiado Festival ART&TUR, realizado entre 25 e 28 de outubro de 2022.

Vence prémios também em ‘casa”

Em junho de 2022, 16 jurados internacionais atribuíram ao filme o Prémio Prata (“Silver Award”) na categoria de Filmes de Cidade (“City Films”) na sétima edição do “International Tourism Film Fest”, um dos melhores festivais mundiais, realizado anualmente na Turquia, na cidade de Gaziantep, com mais de 370 filmes de 48 países a concurso.

Um dos mais importantes prémios conquistados até agora por Flávio Cruz foi na Turquia. Foto: DR

“Foi arrepiante ver um trabalho feito em Viana e por artistas  vianenses ser reconhecido internacionalmente, num evento tão importante para os cineastas. De Viana para o Mundo”, destacou, então, o realizador a O MINHO.

Em abril desse ano, venceu cinco prémios no Finisterra Brazil Film Art & Tourism Festival, em Cachoeira, Bahia.

Flávio recebeu cinco prémios em festival brasileiro de cinema. Foto: DR

A fechar 2022, o videoclipe musical “Havemos de ir a Viana” realizado por Flávio Cruz, foi premiado do “International Amorgos Film Festival”, que decorreu de 04 a 09 de novembro, na ilha grega de Amorgos.

A secção TOURFILM, em que se insere o vídeo musical “Havemos de ir a Viana”, é a secção mais conhecida do festival e é toda dedicada a filmes que promovam o turismo, pela importância do setor audiovisual na promoção de produtos e experiências turísticas.

A música “Havemos de ir a Viana”, de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e imortalizado por Amália Rodrigues, há muito que se tornou no hino das  Festas d’Agonia, em  Viana do Castelo, cantada espontaneamente pelos milhares de pessoas que assistem aos desfiles e cortejos.

Festival de Turismo de África

O Festival Internacional de Cinema de Turismo de África homenageia todos os conteúdos de vídeo relacionados com a indústria do turismo e viagens. “Foi fundado em 2019, por Caroline Ungersbock e James Byrne para homenagear e promover obras com conteúdos excepcionais e inovadores criados hoje em todos os continentes e vistos e utilizados em diversas plataformas”, salienta a Viana Festas.

“Através da marca ‘Somos todos Romaria’, a VianaFestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo promove, anualmente, a romaria nos quatro cantos do mundo”, destaca a entidade minhota, revelando que “só em 2023 foi disponibilizada cerca de uma centena de conteúdos dedicados aos principais momentos da festa que chegaram a mais de um milhão e meio de pessoas”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Burger King procura gestores para Braga, Viana e Póvoa de Varzim

Próximo Artigo

É de Esposende e foi a melhor portuguesa na estreia do 'stand up paddle' em Europeus de canoagem

Artigos Relacionados
x