Neste Artigo
O Vitória SC regressou hoje ao quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar o Rio Ave (3-0), num desafio da 31.ª jornada em que materializou a supremacia na primeira parte.
Depois de Bakoulas inaugurar o marcador, aos 15 minutos, com um golo na própria baliza, João Mendes avolumou resultado com um remate de fora da área ao ângulo superior direito, aos 31, e Telmo Arcanjo ‘selou’ o resultado, aos 44, com um ‘chapéu’ a Miszta, num encontro em que os vila-condenses só criaram perigo a meio da segunda parte.
Bem-sucedido no reencontro do treinador Luís Freire com a formação vila-condense, que orientou entre agosto de 2021 e novembro de 2024, o conjunto minhoto passou a somar 51 pontos e conservou o quinto lugar, de acesso à Liga Conferência, mais um ponto do que o Santa Clara, sexto.
A equipa vimaranense atacou desde o apito inicial, expondo-se a alguns contra-ataques do Rio Ave, e acabou por tirar dividendos da postura ofensiva aos 15 minutos, com o médio grego Bakoulas a desviar para a sua baliza um cruzamento atrasado de João Mendes.
Em vantagem, a formação minhota trocou a bola com ainda mais confiança, utilizando toda a largura do relvado, e ameaçou o segundo golo num cabeceamento por cima de Chucho Ramírez, aos 27 minutos, antes de ampliar a vantagem num ataque rápido, concluído com virtuosismo por João Mendes.
Perante novo golo sofrido, o treinador rioavista, Petit, retirou o ‘amarelado’ João Tomé, aos 35 minutos, colocando João Pedro no lado esquerdo da defesa e transferindo Vrousai para a direita, mas a alteração não surtiu efeito, com João Mendes a realizar um passe ‘venenoso’ que isolou Telmo Arcanjo para marcar pela quinta vez no campeonato, aos 44.
Pese o resultado folgado ao intervalo, o Vitória continuou a acelerar no início da segunda parte e ameaçou mais golos, por Gustavo Silva (47 minutos) e por João Mendes (48), antes de os elementos mais adiantados da equipa vila-condense despertarem para uma reação que colocou à prova o guarda-redes dos vimaranenses.
Mero ‘espetador’ na primeira metade, Bruno Varela aplicou-se para negar o golo a Tiago Morais, aos 57 minutos, a Clayton, aos 61, com uma palmada que desviou a bola para canto, e a Demir Tiknaz, aos 62, antes de a equipa da ‘casa’ recuperar o controlo e gerir os últimos 20 minutos nas imediações da área ‘verde e branca’.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória SC – Rio Ave, 3-0.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores
1-0, Bakoulas, 15 minutos (própria baliza).
2-0, João Mendes, 31.
3-0, Telmo Arcanjo, 44.
Equipas
– Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Borevkovic, Filipe Relvas, João Miguel Mendes, Tomás Händel (Beni Mukendi, 67), Tiago Silva (Samu, 62, Vando Félix, 82), João Mendes, Telmo Arcanjo (Nuno Santos, 62), Gustavo Silva e Chucho Ramírez (Nélson Oliveira, 68).
(Suplentes: Charles, Bruno Gaspar, Hevertton Santos, Mikel Villanueva, Beni Mukendi, Samu, Vando Félix, Nuno Santos e Nélson Oliveira).
Treinador: Luís Freire.
– Rio Ave: Miszta, João Tomé (João Pedro, 36), Andreas Ndoj, Jonathan Panzo (Kostoulas, 81), Vrousai, Demir Tiknaz, Bakoulas (Martim Neto, 81), André Luiz, Ole Pohlmann (João Novais, 58), Tiago Morais (João Graça, 58) e Clayton.
(Suplentes: Matheus Teixeira, Kostoulas, João Pedro, Vítor Gomes, João Graça, Martim Neto, João Novais, Tobías Medina e Zoabi).
Treinador: Petit.
Árbitro: José Bessa (Associação de Futebol do Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para João Tomé (24), Filipe Relvas (43) e André Luiz (85).
Assistência: 17.304 espetadores.