Comboio histórico do Douro regressa em junho (com ‘nova’ locomotiva)

Serviço estende-se até outubro
Comboio histórico do douro regressa em junho (com 'nova' locomotiva)
Foto: David Gubler / Wikimedia Commons

O Comboio Histórico do Douro regressa aos carris a partir de 07 de junho, com a temporada 2025 a estender-se até outubro, foi hoje divulgado.

A CP – Comboios de Portugal informa que, devido a “limitações na infraestrutura ferroviária” anunciadas pela IP – Infraestruturas de Portugal, o Comboio Histórico do Douro 2025 circulará inicialmente com uma locomotiva histórica dos anos 60, da série 1401-1467, em substituição da locomotiva a vapor CP 0186.

Em comunicado, a CP refere que esta alteração decorre do projeto de modernização da Linha do Douro, onde foram identificadas “algumas restrições de carga em pontes localizadas no troço Régua-Pocinho, limitando a circulação da locomotiva a vapor”.

“A CP está a encetar todos os esforços para que, com a maior brevidade possível, a locomotiva a vapor possa voltar a circular no troço Régua-Pocinho, com toda a segurança”, nota.

E acrescenta: “Perante esta situação, e pela importância que o Comboio Histórico do Douro tem na valorização do território, na promoção dos produtos locais e no enriquecimento do serviço de turismo ferroviário nacional, a CP decidiu que vai manter a temporada de 2025 deste produto turístico, ainda que com alterações”.

As viagens realizam-se aos sábados e domingos e, em algumas quartas-feiras, nos meses de julho a setembro. Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa “viagem única”, a bordo de carruagens históricas do início do século XX, que “transportam os passageiros a outros tempos”, e com vista para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.

O programa tem início às 15:00, na estação da Régua, ao som de música tradicional da região, com partida agendada para as 15;30, com destino ao Tua. Durante o percurso, é possível degustar um cálice de vinho do Porto e provar alguns produtos regionais, proporcionando uma “verdadeira imersão na cultura duriense”.

A chegada ao Tua está prevista para as 16:39, onde decorrerá a venda e degustação de produtos regionais, por produtores locais.

Pelas 17:07, o comboio inicia a viagem de regresso à Régua. Na paragem no Pinhão, pode-se apreciar os icónicos painéis de azulejos da estação e visitar uma Wine House, com possibilidade de compra de vinhos, compotas e outros sabores típicos da região. A chegada à Régua está prevista para as 18:25.

Os preços são de 59 euros por adulto e de 30 euros por criança, havendo preços especiais para grupos. Mais informações e reservas aqui.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nba basketball school chega a braga

NBA Basketball School chega a Braga

Próximo Artigo
Investigadora da uminho ganha prémio de 15 mil euros da l’oréal

Investigadora da UMinho ganha prémio de 15 mil euros da L’Oréal

Artigos Relacionados