O concelho de Santo Tirso vai passar a ter uma estação náutica, que funcionará na loja interativa de turismo local, com o propósito de alargar a oferta turística, anunciou hoje o município do distrito do Porto.
A promoção dos desportos e as práticas de recreio náutico, estruturar um ‘cluster’ turístico com base na água, unindo desporto, saúde e natureza, valorizar o património natural, arquitetónico, religioso e cultural, promover as festas e romarias, a gastronomia, as artes e ofícios, e os grandes eventos como o Festival Internacional de Guitarra ou os Dias da Camélia integram os objetivos de instalação da estação náutica, elenca a Câmara Municipal.
A criação de sinergias com os percursos pedestres, ciclovias, parques urbanos, a Praia Urbana e a Serra da Agrela, para oferecer uma experiência turística coesa e diferenciadora, integram também a oferta do novo equipamento, prossegue o comunicado.
O projeto das Estações Náuticas de Portugal insere-se numa iniciativa nacional promovida pela Fórum Oceano, no âmbito do Portugal Náutico, e visa certificar territórios que consigam estruturar, de forma sustentável e integrada, uma oferta turística ancorada nos seus recursos hídricos, lê-se na informação disponibilizada.
O processo conta com o envolvimento do Ministério do Mar (através da Direção-Geral de Política do Mar), da Secretaria de Estado do Turismo (através do Turismo de Portugal), do Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação), e da Secretaria de Estado de Valorização do Interior, refere o comunicado.
Desde os rios Ave, Leça, Sanguinhedo e Vizela, até às águas termais das Caldas da Saúde, Santo Tirso reúne condições únicas para se afirmar como uma nova centralidade no turismo náutico de interior, acrescenta a nota de imprensa.