As Festas de Santo António de Vila Verde, que decorrem de 11 a 15 de junho, querem ir para o Guiness Book of Records. Uma tentativa intitulada “Maior Concentração do Mundo de Pessoas a Dançar o Vira Minhoto” que pretende juntar centenas de bailarinos e bater o recorde atual que foi atingido por um evento português no Canadá, com 747 pessoas a dançar o Vira.
Esta manhã, na apresentação dos festejos, a presidente da Câmara, Júlia Fernandes salientou que a iniciativa, que tem a colaboração da associação Siga a Farra e terá transmissão televisiva na SIC decorre dia 14, sábado, a partir das 14:30, Praça de Santo António.
“Queremos superar o recorde do Canadá, mas ainda não temos a certeza de que o Guiness venha a Vila Verde certificar o evento, embora estejamos a tentar”, vincou.

A autarca pediu, por isso, a todos os minhotos que dancem o Vira para virem a Vila Verde para irem treinando de modo a participarem na “Maio concentração do mundo”, sendo que apenas terão de se inscrever à chegada.
Na ocasião, Júlia Fernandes desfiou o novelo dos muitos eventos do programa que junta tradição, gastronomia, desporto e folclore. Nele se destacando os Quatro e Meia, o FF – que atua com a Orquestra Viv’Arte da Academia de Música local – e os Mizzy Miles. Isto a pensar nas “preferências da juventude”.
As Festas abrem dia 11, às 19:00, com o Festival da Febra- que garante repasto a todos os ‘bons garfos’ entre 11:00 às 23:00, todos os dias. Após o espetáculo com o FF há, a partir da meia-noite uma “After party” no Espaço jovem, na Avenida Professor Machado Vilela.
Quatro e meia, marchas e carros alegóricos
No feriado municipal, a 13 de junho, atua o artista local de Prado Rogério Braga, pelas 21:30, seguido de Mizzy Miles, às 22:15.
Para terminar à francesa, no dia 15 de junho, domingo, pelas 22:00, o ‘show’ está a cargo dos Quatro e Meia.
Júlia Fernandes realçou ainda, o Festival Folclórico Concelhio a 15 de junho e, pelas 17:00, a Majestosa Procissão. E também, em termos desportivos o Torneio da Malha e o Cortejo da Tradição-Desfile de Carros Alegóricos, ambos no sábado, dia 14 .
As Marchas Populares abrem a noite de 13 de junho e, no dia anterior, a 12 de junho, há Noite Popular de Santo António com rusgas e fogueiras.
Em paralelo, de 08 a 13 de junho ocorre em Valdreu, a tradicional “Benção dos Animais” de Santo António de Mixões da Serra.