Vila Verde quer entrar no Guiness: “Maior concentração do mundo a dançar o vira minhoto”

Atual recorde é de 747 pessoas
Vila verde quer entrar no guiness: "maior concentração do mundo a dançar o vira minhoto"
Foto: Grupo Folclórico de Vila Verde / Facebook / Arquivo

As Festas de Santo António de Vila Verde, que decorrem de 11 a 15 de junho, querem ir para o Guiness Book of Records. Uma tentativa intitulada “Maior Concentração do Mundo de Pessoas a Dançar o Vira Minhoto” que pretende juntar centenas de bailarinos e bater o recorde atual que foi atingido por um evento português no Canadá, com 747 pessoas a dançar o Vira.

Esta manhã, na apresentação dos festejos, a presidente da Câmara, Júlia Fernandes salientou que a iniciativa, que tem a colaboração da associação Siga a Farra e terá transmissão televisiva na SIC decorre dia 14, sábado, a partir das 14:30, Praça de Santo António.

“Queremos superar o recorde do Canadá, mas ainda não temos a certeza de que o Guiness venha a Vila Verde certificar o evento, embora estejamos a tentar”, vincou.

Vila verde quer entrar no guiness: "maior concentração do mundo a dançar o vira minhoto"
Foto: Luís Moreira / O MINHO

A autarca pediu, por isso, a todos os minhotos que dancem o Vira para virem a Vila Verde para irem treinando de modo a participarem na “Maio concentração do mundo”, sendo que apenas terão de se inscrever à chegada.

Na ocasião, Júlia Fernandes desfiou o novelo dos muitos eventos do programa que junta tradição, gastronomia, desporto e folclore. Nele se destacando os Quatro e Meia, o FF – que atua com a Orquestra Viv’Arte da Academia de Música local – e os Mizzy Miles. Isto a pensar nas “preferências da juventude”.

As Festas abrem dia 11, às 19:00, com o Festival da Febra- que garante repasto a todos os ‘bons garfos’ entre 11:00 às 23:00, todos os dias. Após o espetáculo com o FF há, a partir da meia-noite uma “After party” no Espaço jovem, na Avenida Professor Machado Vilela.

Quatro e meia, marchas e carros alegóricos

No feriado municipal, a 13 de junho, atua o artista local de Prado Rogério Braga, pelas 21:30, seguido de Mizzy Miles, às 22:15.

Para terminar à francesa, no dia 15 de junho, domingo, pelas 22:00, o ‘show’ está a cargo dos Quatro e Meia.

Júlia Fernandes realçou ainda, o Festival Folclórico Concelhio a 15 de junho e, pelas 17:00, a Majestosa Procissão. E também, em termos desportivos o Torneio da Malha e o Cortejo da Tradição-Desfile de Carros Alegóricos, ambos no sábado, dia 14 .

As Marchas Populares abrem a noite de 13 de junho e, no dia anterior, a 12 de junho, há Noite Popular de Santo António com rusgas e fogueiras.

Em paralelo, de 08 a 13 de junho ocorre em Valdreu, a tradicional “Benção dos Animais” de Santo António de Mixões da Serra.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Carmo cunha é a candidata da cdu à câmara de fafe

Carmo Cunha é a candidata da CDU à Câmara de Fafe

Próximo Artigo
Arcos de valdevez vai investir mais de 20 mil euros para reflorestar baldios

Arcos de Valdevez vai investir mais de 20 mil euros para reflorestar baldios

Artigos Relacionados