Vitória perde na Luz e não deixa FC Porto ser campeão no sofá

32.ª jornada
Vitória perde na luz e não deixa fc porto ser campeão no sofá

O Vitória SC perdeu por 3-0, esta terça-feira, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a 32.ª jornada da Liga portuguesa.

Os golos de Chiquinho (37 minutos) e Seferovic (87) acabaram por resolver as contas de um jogo insípido e mais condizente com o tempo de pré-época que se costuma viver por esta altura do que com a fase das decisões no campeonato. O triunfo dos ‘encarnados’ foi algo ingrato para os ‘vimaranenses’, que dominaram a primeira parte e desperdiçaram diversas ocasiões de golo.

Com apenas uma troca no ‘onze’, no qual Vinicius surgiu no lugar de Seferovic, a equipa comandada por Nélson Veríssimo até esteve perto de marcar logo no início do desafio, com Chiquinho, aos sete minutos, a atirar muito por cima da baliza quando estava sem marcação no coração da grande área minhota.

Todavia, a primeira impressão ‘encarnada’ veio a revelar-se errada, com o clube da Luz a apagar-se progressivamente, enquanto o Vitória crescia e exibia a qualidade da sua dinâmica ofensiva. Aos 19, Edwards fugiu da direita para o centro e rematou com força e classe à trave da baliza de Vlachodimos, começando aqui uma história de ineficácia forasteira e de superação para o guardião grego do Benfica.

Seguir-se-iam mais tentativas do conjunto de Ivo Vieira aos 21, 23 e 28, sempre com o mesmo desfecho: o nulo persistia no marcador e o crime da ineficácia viria a resultar em castigo, que chegou pelo pé direito de Chiquinho. Num remate de primeira, após um cruzamento de Tavares e um ligeiro desvio de Vinicius, o avançado português atirou forte para o 1-0.

O golo surgiu já com Florentino no lugar de Weigl, depois de o alemão ter saído com o cartão amarelo e com protestos ‘vimaranenses’ que reclamavam a sua expulsão. Contudo, o tento provou ter sido um golpe duro nas aspirações minhotas, que ainda ambicionavam uma vaga nas competições europeias da próxima época, agora cada vez mais distante.

Ao intervalo, o resultado era lisonjeiro para os ‘encarnados’, mas a segunda parte trouxe um Benfica mais seguro e capaz de controlar o jogo. Longe de se traduzir numa exibição de qualidade, era, porém, suficiente para minimizar os erros defensivos do primeiro tempo e para gerir a réplica do Vitória, que perdeu claramente fulgor no segundo tempo.

As entradas de Rafa e Seferovic reforçaram a tendência do jogo, ainda que o Vitória tenha feito um ‘forcing’ nos derradeiros 15 minutos em busca do golo do empate. Desta feita, a capacidade de criar desequilíbrios era menor, a velocidade escasseava e quando o clube minhoto conseguiu mesmo colocar a bola na baliza ‘encarnada’, o lance de João Pedro, aos 85, foi invalidado por fora de jogo.

A resposta veio logo a seguir na baliza oposta, com Seferovic a desviar na pequena área um cruzamento de Rafa, minutos depois de o avançado suíço quase ter brilhado com um vistoso chapéu a Douglas.

O 2-0 acabou definitivamente com as dúvidas da partida e adiou, assim, a decisão para o FC Porto, que tem o título de campeão aos seus pés na receção ao Sporting, esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, bastando-lhe conquistar um ponto.

Com este resultado, o Benfica garante, desde já, um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2020/21, ao passar a somar 71 pontos, mais 12 do que o Sporting, terceiro, enquanto o Vitória é sétimo, com 46.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica – Vitória SC, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Chiquinho, 37 minutos.

2-0, Seferovic, 87.

Equipas:

– Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Nuno Tavares, Weigl (Florentino, 33), Pizzi (Rafa, 65), Gabriel, Cervi (Jota, 88), Chiquinho (Zivkovic, 88) e Vinícius (Seferovic, 65).

(Suplentes: Ivan Zlobin, Seferovic, Zivkovic, Dyego Sousa, Rafa, Florentino, Jota, Tomás Tavares e Ferro).

Treinador: Nelson Veríssimo.

– Vitória SC: Douglas, Sacko, Venâncio, Suliman (Pedro Henrique, 57), Florent, André André, Mikel Agu (Pêpê, 73), Poha, Edwards (João Pedro, 83), Ola John (Ouattara, 73) e Bruno Duarte.

(Suplentes: Jhonatan, Pedro Henrique, Victor Garcia, Rochinha, Ouattara, João Pedro, André Almeida, Pêpê e Abouchabaka).

Treinador: Ivo Vieira.

Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Weigl (22) e André Almeida (79).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia da covid-19.

(notícia atualizada às 01h13) 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Incêndio em ponte de lima vai com várias frentes para vila verde mas sem ameaçar casas

Incêndio em Ponte de Lima vai com várias frentes para Vila Verde mas sem ameaçar casas

Próximo Artigo
Gil vicente volta a vencer e sobe ao nono lugar

Gil Vicente volta a vencer e sobe ao nono lugar

Artigos Relacionados