Vitória entrou bem, mas Leixões leva a Taça de Portugal feminina de voleibol

Final disputou-se em Viana
Vitória entrou bem, mas leixões leva a taça de portugal feminina de voleibol

O Leixões conquistou hoje, pela 10.ª vez na sua história, a Taça de Portugal feminina de voleibol, depois de vencer o Vitória SC por 3-0, numa final emotiva, em que as matosinhenses se revelaram superiores.

A equipa comandada por Miguel Coelho, que já era detentora do troféu, fez valer a sua maior experiência neste tipo de decisões, perante um adversário minhoto, que, pela primeira vez, marcou presença na final, mas deu boa réplica.

As leixonenses superiorizaram-se nos dois primeiros parciais e, apesar de as vimaranenses terem mantido o terceiro parcial sempre em aberto, a maior capacidade coletiva do Leixões acabou por fazer a diferença na parte final.

Ainda assim, o Vitória até teve uma melhor entrada no desafio, mostrando-se mais eficaz nos contra-ataques, mas, apesar de ter cavado uma vantagem interessante, não conseguiu manter o ritmo.

As leixonenses, com uma equipa mais entrosada, perceberam por onde tinham de estancar as iniciativas contrárias e, ao melhorarem a presença na rede e o seu volume ofensivo, conseguiram inverter os acontecimentos e vencer o ‘set’ inicial por 25-19.

As atletas de Matosinhos levaram esse embalo para o segundo parcial, que desde cedo começaram a impor uma vantagem confortável, fruto das muitas brechas que o Vitória abria na defesa, numa prestação desastrada.

Mesmo sem grande esforço, o Leixões conseguiu ser mais eficaz nos contra-ataques e, perante a incapacidade de resposta das adversárias, fechou este parcial com um esclarecedor 25-15.

Sabendo que não tinha mais margem de erro, o Vitória entrou a ‘todo o gás’ para o terceiro ‘set’, o qual, com um ataque muito consistente, assumiu a dianteira do marcador, com uma vantagem que chegou a rondar os cinco pontos.

Ainda assim, o Leixões, como coletivo, mostrava-se mais forte e, retocando alguns aspetos, sobretudo na sua defesa, reequilibrou o desafio.

Já depois de travar uma oportunidade do adversário fechar o ‘set’, forçou o erro contrário e aplicou o triunfo por um apertado, mas justo, 26-24, que lhe permitiu conquistar, pela 10.ª vez, a Taça de Portugal feminina.

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Pavilhão do Centro Cultural de Viana do Castelo.

Leixões – Vitória SC, 3-0.

Parciais: 25-19, 25-15 e 26-24.

Sob arbitragem de Raquel Portela e Sofia Costa, as equipas alinharam com:

– Leixões: Fabíola Gomes, Eliana Durão, Juliana Antunes, Victoria Alves, Helena Monteiro, Carina Moura e Beatriz Basto (líbero). Jogou ainda: Maria Santos.

Treinador: Miguel Coelho.

– Vitória SC: Manuele Silva, Samaret Caraballo, Jéssica Miranda, Greta Martinelli, Florência Giorgi, Ana Clara e Maria Marques (líbero). Jogou anda Diane Oliveira.

Treinador: Hélder Andrade.

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Eis a renovada biblioteca de esposende

Eis a renovada biblioteca de Esposende

Próximo Artigo
"conto pelos dedos de uma mão as vezes em que fui expulso"

"Conto pelos dedos de uma mão as vezes em que fui expulso"

Artigos Relacionados