Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Viana do Castelo

Viana. Presidente da Câmara defende reforço da Rede de Cidades Atlânticas

em

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, na qualidade de presidente da Conferência das Cidades do Arco Atlântico, participou no encontro das Cidades Atlânticas Europeias que decorreu em Las Palmas de Gran Canaria, a Cidade Atlântica 2017.

O autarca foi convidado para falar sobre as Cidades Atlânticas Europeias e a participar numa mesa redonda sobre a estratégia marítima atlântica, onde marcaram também presença representantes de outros países.

Durante a sua apresentação, José Maria Costa sublinhou o reforço da importância da rede europeia e defendeu que, após a saída do Reino Unido da União Europeia, é necessário manter os financiamentos para a estratégia marítima atlântica definidos pela União Europeia, reforçando três pilares essenciais: a agenda urbana atlântica, o reforço da conetividade entre as diversas cidades atlânticas e o turismo sustentável.

Nesta reunião participaram os diversos atores políticos europeus, onde foram abordados temas como a economia azul no que toca ao emprego, crescimento e mar, o mar como acelerador do desenvolvimento económico e o coworking e a economia digital.

Recorde-se que Viana do Castelo aderiu à Conferência das Cidades do Arco Atlântico, instituição que representa atualmente mais de 100 entidades locais e 7 milhões de habitantes da faixa atlântica europeia, em abril de 2014.

É uma rede que trabalha com diferentes instituições com o objetivo de promover o papel das cidades na Europa e para destacar a especificidade do Arco Atlântico. Constituindo uma rede de cooperação territorial, visa promover a vocação marítima da costa atlântica europeia, o modelo urbano europeu, o ordenamento equilibrado e a abertura internacional e cooperação entre cidades, sendo que Viana do Castelo foi eleita para a presidência do Arco Atlântico em 2016.

EM FOCO

Populares