A Câmara de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) lançaram a campanha de atração turística “Viver Viana!” que visa a entrega, no mês de julho, de 1.000 ‘vouchers’ para consumo em negócios locais a quem ficar hospedado nas unidades hoteleiras vianenses.
Em comunicado, a autarquia explica que a campanha, que representa um investimento de 40 mil euros, tem como objetivos estimular a procura dos setores empresariais mais afetados pela pandemia covid-19, nomeadamente hotelaria, restauração, artesanato e animação turística; incentivar a visita a espaços museológicos e de interesse turístico; fomentar negócios e a criação de riqueza; e afirmar Viana do Castelo como um destino turístico.
O presidente da Câmara, José Maria Costa, citado no comunicado, defendeu que a hotelaria, restauração e o comércio foram “muito afetados” pela pandemia e que, por isso mesmo, esta ação “visa atrair para a cidade e concelho turistas nacionais e da vizinha Galiza, o chamado turista de proximidade”. Nesse âmbito, foi lançada, esta semana, uma campanha publicitária em toda a Espanha, para divulgação de Viana do Castelo, para permitir aos negócios locais “ganhar o Verão”.
Medida pode ser alargada a agosto e setembro
José Maria Costa considera que esta iniciativa pode ser “um acelerador do turismo” por representar “um piscar de olho à Galiza”, admitindo que a campanha poderá ser alargada a agosto e setembro se a adesão o justificar.
Os 1.000 ‘vouchers’, no valor de 30 euros, serão distribuídos nas unidades hoteleiras aderentes, mediante reserva de quartos. Os ‘vouchers’ serão entregues por reserva de quarto, do respetivo espaço de alojamento, por noite de estadia (um voucher por quarto, por cada noite), e serão utilizáveis no próprio local de alojamento, em restaurantes, lojas de artesanato, empresas de animação turística, museus aderentes e funicular de Santa Luzia.
O Presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, assegurou que a adesão por parte dos comerciantes pode ser feita através do site da Associação Empresarial. Aos clientes será fornecida uma listagem de todas as empresas aderentes a esta campanha, tendo os vouchers de ser obrigatoriamente utilizados até ao dia 07 de agosto.
O voucher é numerado e é constituído por 6 destacáveis, com os seguintes valores: Hotelaria – 10 euros; Restauração – 10 euros; Artesanato – 5 euros; Animação Turística – 5 euros; Navio Gil Eannes – Gratuito; Outros Museus, Navio Gil Eannes e Funicular de Santa Luzia – Gratuito.