Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Viana liga iluminação de Natal em 02 de dezembro

Este ano há “mais ruas iluminadas”

em

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

A iluminação de Natal em Viana do Castelo será ligada no próximo dia 02 de dezembro, disse a O MINHO fonte da autarquia. O programa, que inclui diversas atividades, será apresentado na sexta-feira.

Este ano, a autarquia local aprovou um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes.

Como novidade, os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade.

Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, garantiu que “serão tidas em consideração as recomendações do Governo, mais concretamente na redução dos consumos energéticos, por via da utilização de luminárias LED e da limitação dos períodos em que as mesmas estarão ligadas”.

Sublinhou que “as iluminações e ornamentações do centro histórico além de se assumirem como uma iniciativa estratégica e muito importante, nesta época festiva, para o comércio tradicional local, aprimoram todo o programa de animação de Natal do município, constituindo-o como um ponto de referência para quem visita Viana do Castelo”.

Em 2018, a Câmara de Viana do Castelo decidiu, abdicar da iluminação da maior árvore de Natal natural da Europa, que brilhou durante mais de 20 anos, para preservar um “exemplar classificado, património da cidade”.

Com mais de 50 metros de altura, a araucária excelsa foi, durante mais de 20 anos, iluminada com milhares de luzes, sendo vista em toda a cidade, num perímetro de vários quilómetros.

A instalação da decoração era assegurada, manualmente, apesar das fragilidades que o exemplar já apresentava.

Notícia atualizada com correção da data em que a iluminação será ligada. 

EM FOCO

Populares