Viana já faz os tapetes de sal para a “senhora passar”. Esta noite ninguém dorme na ribeira

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Ninguém dorme na ribeira de Viana do Castelo. Este domingo é o dia da Senhora d’Agonia e as celebrações são muitas, mas os tapetes de sal fazem parte de uma das tradições mais populares destas Festas d’Agonia que se celebram até terça-feira na cidade do Lima.

“De corações carregados de fé, as gentes da Ribeira, novos e mais velhos, trabalham durante toda a noite, até ao amanhecer, enfeitando as suas ruas com tapetes de sal e centenas de motivos alusivos à pesca, à Romaria e à cidade”; explica a Viana Festas.

Habitualmente, centenas de pessoas trabalham mais de 30 toneladas de sal colorido, utilizado para decorar as seis ruas para “a Senhora passar”.

Refere a Viana Festas que ao mesmo tempo, no cais, os pescadores embelezam a preceito as suas embarcações com belíssimos arranjos floridos e apetrechos de pesca, para no dia seguinte levarem os andores ao mar.

“A toda esta preparação, por entre muito trabalho anónimo, assistem milhares de pessoas, algumas cantando e dançando ao som das concertinas, das tunas ou simplesmente dos amigos que se juntam para tocar bombo ou cantar noite dentro, sempre com passagem obrigatória pelas tasquinhas da Ribeira”, conclui a Viana Festas.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x