Viana: Essex oficializou decisão de despedir os seus 73 trabalhadores

Viana: essex oficializou decisão de despedir os seus 73 trabalhadores

A administração da empresa de materiais elétricos Essex, localizada em Viana do Castelo, já comunicou oficialmente a decisão de proceder ao despedimento coletivo dos seus 73 trabalhadores, informou hoje fonte sindical, possibilidade já avançada no início do mês.

O delegado do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE-Norte), Miguel Moreira, disse que, no âmbito daquele processo de despedimento, está já agendada para 20 de julho a primeira reunião entre sindicatos, representantes dos trabalhadores e administração.

“Para já, uma das poucas coisas que sabemos é que a empresa quer consumar o despedimento coletivo entre este mês e março de 2016”, acrescentou.

Segundo Miguel Moreira, a empresa alega “dificuldades económicas”.

Esta situação já foi levada à Assembleia da República pela deputada do PCP Carla Cruz, que, em requerimento dirigido ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, diz ter informações de que a empresa “tem encomendas” e aumentou, há cerca de um mês, o salário dos trabalhadores em 2,5 por cento.

“Estes dados tornam ainda mais estranha a decisão agora conhecida de despedir 73 trabalhadores”, refere Carla Cruz.

A deputada comunista alerta que o despedimento, para além do “drama pessoal” dos trabalhadores atingidos, “vai acarretar mais problemas a um concelho e a uma região tão flagelada pelo desemprego e pela emigração forçada”.

Por isso, pergunta se a Autoridade para as Condições do Trabalho fez ou vai fazer atividade inspetiva no sentido de avaliar a situação da Essex e que medidas vão ser tomadas pelo Governo no sentido de garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e dos postos de trabalho.

De acordo com o SITE-Norte, a Essex emprega 73 trabalhadores, com uma média de idades entre os 40 e os 45 anos.

 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Alto minho pede ao pm para impedir "brutal redução" de fundos comunitários para as regiões

Alto Minho pede ao PM para impedir "brutal redução" de fundos comunitários para as regiões

Próximo Artigo
Arcos de valdevez: inauguração das obras da igreja matriz já tem data marcada

Arcos de Valdevez: Inauguração das obras da Igreja Matriz já tem data marcada

Artigos Relacionados