Seguir o O MINHO

Região

Vem aí muito frio com temperaturas negativas para Braga (e pode cair neve)

Meteorologia

em

Foto: CM Vieira do Minho / Arquivo

Este fim de semana poderá ser o último do ano com as temperaturas máximas a chegarem aos 20 graus nos distritos de Braga e Viana do Castelo. A partir de final de domingo e início de segunda-feira, está prevista a diminuição das mínimas e das máximas, não só no Minho mas na generalidade do país, podendo chegar a temperaturas negativas no final da próxima semana.

De acordo com a meteorologista Alexandra Fonseca, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em declarações a O MINHO, as temperaturas mínimas descem para perto dos zero graus, em Braga, já na segunda-feira, e assim devem continuar durante toda a semana, atingindo um ‘pico’ com -1 grau deste sábado a oito dias. A partir de domingo as máximas também sofrem uma queda abrupta (cerca de seis graus), passando de 18 para 13, e também se devem manter nesse registo ao longo da semana.

Queda de neve

Ainda não é possível confirmar se o primeiro nevão da temporada chega antes do fim de novembro, mas as condições estão a formar-se para tal. É que pode estar muito frio, mas sem chuva não há neve.

Segundo Alexandra Fonseca, na segunda-feira é esperada alguma precipitação que pode atingir o território nacional, e ao confirmar-se, poderá cair em forma de neve, dada as baixas temperaturas. No entanto, e apesar de ser provável a queda de neve em Trás-os-Montes, ainda não é possível afirmar com certeza que cairá nos pontos mais altos do Minho, como na Serra da Cabreira (Vieira do Minho) ou no Pico da Nevosa (Gerês).

“Vai depender da posição de uma depressão que se aproxima, que deverá originar precipitação perto da fronteira (com Espanha), e se cair no território do continente poderá ser de neve a partir dos 1.200/1.400 metros de altura”, explicou a especialista.

Para este fim de semana são esperadas temperaturas máximas de 20 graus no sábado e 18 no domingo. Aa mínimas vão rondar os 5 graus.

Populares