Vem aí a “melhor praia fluvial do rio Cávado”, afirma autarca de Braga

Época balnear

A praia fluvial de Ponte do Bico, em Palmeira, Braga, é este ano, pela primeira vez, classificada como “água balnear”, após “muita insistência” por parte do presidente da Junta, César Gomes, e do município, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em conjunto com esta “boa novidade”, que permitirá, por exemplo, a existência de dois nadadores salvadores pagos pela Câmara (até agora existia apenas um, com salário suportado pela freguesia), está também a instalação de várias infraestruturas que prometem fazer deste espaço “a melhor praia fluvial do rio Cávado”, ou assim acredita o autarca.

A O MINHO, César Gomes explica que foi “finalmente possível tirar todas as dúvidas à APA” em questões de segurança das águas. Para isso, foi entregue um relatório de estudo das correntes, efetuado em março, com uma simulação em parceria com a EDP, com caudal de verão.

“Perante esses dados, eles [APA] chegaram à conclusão que o que deduziam anteriormente em relação à segurança era infundado”, disse César Gomes.

A zona de banhos será balizada por bóias e terá até 100 metros de extensão. César Gomes acredita que a zona é segura e refere que “há pelo menos sete anos que não há nenhum acidente”. O ano passado, um banhista perdeu a vida naquela praia, mas adianta o autarca que “terá sofrido uma doença súbita ao entrar na água”.

Foto: Junta de Palmeira / Reprodução

O presidente da Junta de Palmeira aponta mesmo a “água fria do Cávado” e a “pressa das pessoas em irem à água depois de comer” como o principal motivo das mortes ocorridas nos últimos 20 anos nas praias de Adaúfe, Palmeira ou Prado”.

Sobre a nova classificação, o autarca destaca “algumas janelas de oportunidade” que se abrem, como o “aproveitamento mediático” para promover aquele espaço e a própria freguesia.

No verão abrirá uma esplanada com cerca de 1.000 metros quadrados, que já está a ser montada. A praia conta ainda com campo de futebol de praia, de voleibol de praia, de futevólei e insufláveis que ocupam uma área de cerca de 800 metros.

Foto: Junta de Palmeira / Reprodução

É esperada ainda a construção de dois campos de pádel e de um “pequeno” bar de apoio junto ao rio, onde também estarão os lugares de chapéu de sol.

“Braga vai passar a ter um espaço digno e não tenho a mínima dúvida de que será a melhor praia do rio Cávado”, concluiu o autarca.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Governo anuncia mais seis navios patrulha oceânicos (e podem ser construídos em Viana)

Próximo Artigo

Ministro da Defesa confirma investigação a "fuga de informação" sobre relatório "confidencial"

Artigos Relacionados
x