Seguir o O MINHO

Braga

35% da população vacinada em Vila Verde, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras de Bouro

50% já recebeu primeira dose

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Perto de 35% da população afeta aos centros de saúde Gerês/Cabreira já recebeu as duas doses de vacina contra a covid-19, enquanto 50% já tem a vacinação completa, foi hoje divulgado.

A área de influência destes centro de agrupamentos de saúde inclui os concelhos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.

Em comunicado, o diretor executivo do agrupamento, Nuno Oliveira, salienta o ritmo de vacinação, que será aumentado ao longo desta semana, destacando a não existência de filas ao longo dos últimos dias, como se tem verificado em outros pontos do país.

No total, foram administradas 91.386 vacinas no agrupamento, 35.774 delas já segundas doses.

“Os dados apresentados indicam uma excelente cobertura vacinal no ACES Gerês/Cabreira, evidenciando o cumprimento do Plano de Vacinação conforme preconizado, o que muito nos orgulha enquanto direção do ACES”, refere Nuno Oliveira.

“No entanto, a obtenção destes resultados foi apenas fruto do contributo e esforço dos profissionais do ACES, que com enorme sentido de serviço público, de dedicação às suas profissões, de compromisso com os utentes, conseguiram que todas as adversidades no processo de vacinação fossem ultrapassadas, para que a região e o país possam o mais breve possível regressar a uma normalidade”, pode ler-se na mesma nota.

Vacinação na semana atual

“Numa semana em que se previa grandes constrangimentos, devido ao aumento do ritmo de vacinação preconizado pela task force, os Centros de Vacinação do ACES Gerês/Cabreira trabalharam esta semana, sem filas de espera, mesmo em dias em que a capacidade de vacinação se excedia em 80%. Para isso foi necessário aumentar os recursos humanos e agilizar os procedimentos necessários”, explica o responsável.

Nuno Oliveira revela que, só nesta quarta-feira, foram agendados 1.832 utentes para serem vacinados num só dia. “Para além destes, estamos a atender os que aparecem sem marcação”, acrescenta.

Para esta quinta-feira, a previsão de atendimento é de 2.458 pessoas, levando a que os profissionais sejam agilizados ao ponto de trabalharem durante 12 horas seguidas.

“De uma forma geral, ao longo de toda a campanha, os Centros de Vacinação do ACES Gerês/Cabreira têm funcionado muito bem. Tem sido um trabalho heroico por parte dos profissionais, que estão a dar o seu melhor, com o único objetivo de verem a população vacinada”, prossegue Nuno Oliveira.

“Enalteço o esforço e dedicação de todos os profissionais que, desde o início da pandemia de COVID-19, têm pautado a sua atuação com rigor e espírito de missão em prol da segurança e bem-estar dos utentes, demonstrando uma atitude proativa na procura de soluções perante esta nova realidade e na resposta atempada às solicitações por parte da população.”, concluiu o diretor executivo.

Populares