Turismo do Norte aprova ideia de instalar teleférico no Gerês

Turismo
Turismo do norte aprova ideia de instalar teleférico no gerês

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, concorda com a Câmara de Terras de Bouro na ideia – revelada em primeira mão por O MINHO – sobre a instalação de um sistema de teleférico na vila do Gerês.

Em visita à Feira de São Martinho, em Terras de Bouro, na sexta-feira, o responsável governamental pelo turismo na região Norte admite que a ideia “é ambiciosa”, mas “não é uma miragem”, disse, citado pelo jornal O Amarense.

Luís Pedro Martins relembra os inconvenientes da circulação automóvel naquela zona, sobretudo pelo impacto ambiental, mostrando-se assim disponível para colaborar com a autarquia em busca de melhores soluções para mitigar a situação – e o teleférico será uma delas.

Recorde-se que a intenção foi confirmada em inícios de abril pelo presidente da Câmara, Manuel Tibo, em declarações a O MINHO, dando conta de que a ideia está ainda a ser maturada e necessita previamente de um estudo de impacto ambiental para que se conheça o itinerário final da estrutura, que poderá nem partir da vila mas sim de outro aglomerado habitacional do parque.

Explicou que a autarquia, na altura, esteve reunida com o presidente da CCDR-N onde levou ao conhecimento várias situações “urgentes”, como questões da água e saneamento, mas não se ficou por ali.

“Também falamos sobre a intenção de realizar novos projetos para diminuir o impacto sazonal no Gerês, sobretudo pelo lado ambiental, criando-se várias situações de mobilidade para que não haja tantos carros ou carga automóvel no parque nacional”, afirmou Manuel Tibo.

“Temos de criar condições para termos um atrativo turístico com o teleférico, mas a sua implementação seria também por questões ambientais”, assegura.

Para já, revela o autarca, a ideia original passa por ligar a vila do Gerês à antiga casa florestal da Pedra Bela.

“Ali não é preciso edificar, uma vez que já existe lá uma construção que queremos recuperar, e seria ideal para receber o teleférico”, adiantou, revelando que, depois, os visitantes podem aceder às cascatas, como a do Arado, através de trilhos.

“Temos de iniciar a avaliação ambiental e a Câmara está a fazer paulatinamente esse trabalho, de forma a seguir as recomendações”, afiançou.

“Estamos em pleno Parque Nacional e temos esse cuidado, de proteger a nossa jóia da coroa”, garantiu.

“Será um projeto para os próximos anos e desde que esteja delineado, independentemente de ser o presidente A ou B, certamente irá ser realizado para recebermos mais e melhor”, finalizou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Caminha aprova moção de “total desagrado” por prospeção de lítio na serra d’ arga

Caminha aprova moção de “total desagrado” por prospeção de lítio na Serra d’ Arga

Próximo Artigo
Equipa de santo tirso representa portugal na liga dos campeões de matraquilhos

Equipa de Santo Tirso representa Portugal na Liga dos Campeões de matraquilhos

Artigos Relacionados