Seguir o O MINHO

Barcelos

Têxtil de Barcelos muda produção para equipamentos e máscaras e pede ajuda a outras empresas

Covid-19

em

Foto: Sonix

O grupo têxtil Sonix, com sede em Barcelos, decidiu suspender parcialmente a produção habitual e começou a produzir equipamento para entregar nos principais hospitais do Norte do país, disse a presidente da empresa a O MINHO.

Conceição Dias adianta que tem recebido vários telefonemas de hospitais, ao longo dos últimos dias, a solicitar um reforço na produção de equipamento médico, face à chegada da pandemia de Covid-19.

A empresária decidiu, esta quarta-feira, reforçar a produção de equipamentos médicos e iniciou a produção de máscaras, algo que, até então, só tinham produzido para uso interno.

A empresa ressalva, no entanto, que estas máscaras são para unidades hospitalares e não para venda ao público.

“Desde a semana passada que temos máscaras produzidas por nós, todos os funcionários trabalham de máscara para prevenir isto tudo que está a acontecer”, explica a dona da empresa que emprega mais de 600 trabalhadores em todo o país.

“Hospital de Braga, de São João, de Barcelos, todos eles me ligam desesperados porque não têm batas nem máscaras suficientes e precisam que intensifiquemos a produção”, relata.

Conceição Dias, administradora do grupo Sonix / DR

Apelo a outras empresas têxtil

Conceicão Dias deixa um apelo a outras empresas têxtil para que ajudem a produzir equipamento médico. Para isso, a empresária disponibiliza a matéria prima de forma gratuita.

“Eu preciso de ajuda porque a produção que vamos encetar ainda não será suficiente”, alerta, revelando que ainda não é possível quantificar a produção média diária da Sonix. “Ainda é cedo, mas estamos todos virados para isso”.

Gel desinfetante

Uma das empresas do grupo, dedicada à nanotecnologia, também suspendeu as outras investigações e está dedicada a fabricar gel desinfetante, revelou a empresária a O MINHO.

“Estou à espera dos fornecedores, mas entretanto deve chegar um contentor com 24 toneladas para podermos continuar a produção”, reforça.

Sobre o estado de emergência

Caso seja decretado estado de emergência e as empresas não possam laborar, Conceição Dias pede uma “excepção” ao estado para as firmas que fabriquem material médico. “Não conseguimos trabalhar sem receber a matéria-prima, por isso há que ter em atenção esse aspecto”, reforou.

 

Aumento de 194 casos nas últimas 24 horas

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 642 casos em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS), mais 194 do que na terça.

Fonte: DGS

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 351 casos suspeitos que aguardam resultado laboratorial.

289 casos são no Norte do país, 243 na Grande Lisboa e 74 no Centro. Algarve tem 21 casos confirmados, Açores três e Madeira um. Há ainda nove portugueses no estrangeiro com confirmação de infeção.

Dos 642 confirmados, 89 estão internados enquanto os restantes recuperam em casa.

Há já três pacientes dados como curados e dois óbitos confirmados.

A nível nacional existem 20 em estado grave/crítico.

Anúncio

Barcelos

Jipe transporta Nossa Senhora por freguesias de Barcelos

Mês de Maria

em

Foto: Vitor Vasconcelos / O MINHO

A imagem de Nossa Senhora de Fátima percorreu, esta noite de sábado, ruas de freguesias de Barcelos, numa manifestação de fé promovida por populares.

Vídeo: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Da mesma organização que levou a cruz pascal pelas freguesias de Lijó, Galegos Santa Maria e Galegos São Martinho, as viaturas voltaram a percorrer as ruas daquelas três freguesias em jeito de encerramento do Mês de Maria, celebrado ao longo do mês de maio.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Recorde-se que este sábado foram celebradas as primeiras missas com a presença de fiéis, após mais de dois meses do encerramento das igrejas, face à pandemia de covid-19.

Continuar a ler

Barcelos

Homem de 53 anos detido por tráfico de droga em Barcelos

PSP

em

Foto: DR

Um homem de 53 anos foi detido por tráfico de droga, na quinta-feira, em Barcelos.

A detenção ocorreu pelas 22:30 na Rua de Santo António, no centro da cidade, quando os agentes “se
encontravam em missão de serviço de prevenção à criminalidade”, refere a PSP.

O suspeito tinha em sua posse cocaína suficiente para 25 doses e heroína suficiente para 3 doses, que lhe foram apreendidas.

O detido foi informado que irá ser notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Famalicão.

Continuar a ler

Barcelos

Balcão Único e Biblioteca de Barcelos reabrem na segunda-feira

Desconfinamento

em

Balcão Único de Barcelos. Foto: Divulgação / CM Barcelos

A Câmara de Barcelos vai reabrir gradualmente os equipamentos e serviços municipais a partir de segunda-feira, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município informa que, na próxima segunda-feira, abrem ao público o Balcão Único, a Biblioteca Municipal, a Casa da Azenha, a Casa da Juventude, o Posto de Turismo, a Torre Medieval e o Arquivo Histórico.

Já o Museu de Olaria e a Galeria Municipal de Arte abrem apenas na terça-feira, dado que às segundas-feiras estão fechados.

A Câmara salienta que o “acesso a estes locais far-se-á mediante condições sanitárias específicas, nomeadamente de ocupação, permanência e distanciamento físico”.

“São exigidas, também, medidas de proteção individual, como a obrigação do uso de máscara de proteção facial dentro dos referidos espaços, inclusive naqueles que possuem área descoberta, assim como a desinfeção das mãos à entrada, sendo disponibilizado desinfetante para o efeito”, acrescenta.

Relativamente ao Balcão Único, a Câmara realça que, “dada a grande afluência de público, deve ser ponderada a deslocação a este serviço” e privilegiado o contacto telefónico (253 809 600) ou o e-mail [email protected]

O Parque da Cidade, Pavilhão Municipal, Piscinas Municipais e Teatro Gil Vicente continuarão encerrados.

Continuar a ler

Populares