Tempestade no Atlântico traz mais um ‘dilúvio’ na segunda-feira

Estado do tempo
Tempestade no atlântico traz mais um 'dilúvio' na segunda-feira

Os distritos de Braga e de Viana do Castelo, bem como outros treze de Portugal continental, vão estar sob aviso amarelo na segunda-feira, devido à chuva, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Só Faro, Beja e Bragança não estarão sob aviso amarelo por esse motivo.

De acordo com o IPMA, no próximo dia 19, segunda-feira, é esperada precipitação “por vezes forte e persistente”, entre as 09:00 horas e as 18:00, estando também ativo, durante o mesmo período, o aviso amarelo para agitação marítima, com ondas de oeste que podem atingir os 5 metros.

Frentes provenientes de tempestade que se forma no Atlântico dirigem-se para Este e Norte devendo atingir a Península Ibérica, Bretanha (França) e as ilhas Britânicas com maior intensidade.

A primeira frente irá entrar em linha que se estende de Marrocos até à Irlanda e é o principal motivo dos avisos amarelos.

Tempestade no atlântico traz mais um 'dilúvio' na segunda-feira
Frente liberta-se do anticiclone no domingo e entra em linha desde o Norte de África à Bretanha, Imagem: Windy.com

Boa notícia é que ao final da tarde de segunda-feira os efeitos dessa frente vão-se dissipar, regressando alguma estabilidade meteorológica, embora a chuva persista até quarta-feira.

Domingo sem chuva, mas com céu encoberto

As previsões mais recentes apontam para um fim de semana no Minho com alguma chuva ao início da manhã e da tarde, intercalando com períodos de céu nublado e algumas abertas. A chuva deverá dar tréguas entre as 16:00 de sábado e o início da madrugada de segunda-feira, embora o céu se vá apresentar muito nublado no domingo, ou até totalmente encoberto.

Ao longo da madrugada de segunda-feira os efeitos de uma tempestade vinda do Atlântico começa a fazer-se sentir, agravando as condições meteorológicas no Minho até final da tarde.

As temperaturas mínimas vão rondar os 8 graus Celsius e as máximas sobem aos 17.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Maior freguesia de cabeceiras de basto aprova orçamento para 2023

Maior freguesia de Cabeceiras de Basto aprova Orçamento para 2023

Próximo Artigo
Imigrantes desiludidos com portugal reclamam direitos e extinção imediata do sef

Imigrantes desiludidos com Portugal reclamam direitos e extinção imediata do SEF

Artigos Relacionados