Tempestade já entrou no Minho. São 4 dias de chuva, trovoada e neve

Foto: O MINHO / Arquivo

As várias tempestades que se centram no Atlântico nos próximos dias já se fazem notar timidamente em território do Minho com a chuva ainda fraca a entrar a sul do distrito de Braga, em Famalicão.

É esperado que a intensidade aumente a partir das 03:00 horas, devendo chover com maior intensidade até às 07:00. Durante esse período estará ativo um aviso meteorológico amarelo a cargo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), acompanhado de outro por causa da agitação marítima.

Em comunicado, o IPMA salienta que até ao próximo dia 10 (domingo) o “estado do tempo em Portugal continental será condicionado” por “depressões atlânticas centradas a oeste/noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais a elas associados”.

Chuva forte e trovoada

A chuva “inicialmente fraca” que já entra pelo litoral esta noite vai, durante a madrugada e sobretudo ao final da tarde de quinta-feira, transformar-se em chuva moderada “por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada”, situação que irá manter-se entre quinta-feira e domingo, “com algumas variações na frequência e intensidade ao longo deste período”.

Entre as 15:00 e as 18:00 horas desta quinta-feira, o aviso amarelo por chuva forte regressa aos distritos de Braga e de Viana do Castelo, acompanhados pelo aviso amarelo para a neve e para o vento forte.

Neve

Segundo o IPMA, a queda de neve será “significativa”, não só nas terras altas do Minho como em vários pontos do Norte e Centro do país.

“As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 cm a cotas superiores a 1.000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá acumular cerca de 1 metro de neve no final do período”, adianta o instituto.

No Parque Nacional da Peneda-Gerês, é possível que caia neve ainda durante a tarde de quinta-feira, mas o mais certo é ocorrer ao final da noite e início da manhã de sexta-feira. No sábado, por sua vez, é expectável um dos maiores nevões dos últimos anos, muito porque a chuva estará pouco intensa, manifestando-se sobretudo nas terras altas em forma de flocos de neve.

Vento

O vento também estará forte, sobretudo nas zonas de montanha, com rajadas acima dos 100 km/h. Mas é possível esperar vento forte em todo o território, com rajadas de 80 km/h no litoral.

Ondas

O IPMA salienta “igualmente a agitação marítima forte, em especial na costa ocidental, com ondas entre 5 a 6 metros de altura significativa, podendo no sábado, dia 9, superar os 7 metros”.

Avisos

Devido a esta situação meteorológica, o IPMA emitiu vários avisos para os distritos de Braga e de Viana do Castelo,

Fonte: IPMA

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x