O serviço de teleassistência a idosos de Vila Nova de Cerveira, lançado em 2010, vai trocar as tradicionais pulseiras ou colares por uma aplicação móvel para garantir “mais segurança à população idosa carenciada e isolada do concelho“.
Em comunicado, esta terça-feira, a Câmara Municipal justificou a substituição do sistema até agora utilizado por aquele “não responder às necessidades reais dos idosos”.
“Fomos percebendo que o sistema da pulseira ou colar já não respondia às necessidades reais dos seus utilizadores, quer devido a problemas técnicos que foram surgindo, quer à própria dificuldade na adaptação”, afirmou a vereadora com o pelouro da Ação Social, Aurora Viães, citada naquela nota.
Em vez da pulseira ou colar, o sistema de teleassistência, acionado em caso de urgência e com ligação bombeiros ou GNR, abrangendo 30 idosos, vai passar a utilizar “uma solução mais eficiente, da rede móvel” e prevê a distribuição de um telemóvel “True-Kare“.
“Acreditamos que a adesão ao telemóvel irá revelar-se mais prática e funcional para oferecer uma resposta imediata em situações de urgência e/ou um apoio permanente no âmbito do conceito ‘voz amiga'”, adiantou Aurora Viães.
“Para acionar o sistema os idosos têm apenas de carregar numa tecla de alerta pré-definida, de forma a obterem assistência imediata por um serviço de atendimento 24 horas por dia”, explicou o município.
Na nota, a Câmara de Vila Nova de Cerveira acrescentou que “a chamada é atendida exclusivamente por profissionais de saúde que já dispõem do perfil e ficha dos utilizadores, nomeadamente condições básicas de saúde (medicação, alergias, hipertensão), localização (morada, familiares e vizinhos mais próximos) e contactos diferenciados em caso de urgência para posterior reencaminhamento”.
Os novos dispositivos “estão a ser entregues, numa primeira fase, a 30 idosos identificados pelos Serviços Municipais de Intervenção Social sem qualquer custo económico, uma vez que todos os encargos financeiros serão suportados pela autarquia“.
No futuro, segundo o município, o objetivo é alargar o serviço de teleassistência a mais idosos, sendo que potenciais interessados podem contactar as respetivas juntas de freguesia ou a Câmara Municipal.
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