Tecnológica francesa investe 4 milhões em Braga para apostar na inteligência artificial

Foto: Primavera BSS

A Cegid prevê investir “quatro milhões de euros” este ano em recursos humanos e na contratação de especialistas em inteligência artificial (IA), disse hoje à Lusa fonte oficial, a propósito da abertura de um novo centro em Portugal. De acordo com o jornal ECO, ficará localizado em Braga.

A tecnológica que desenvolve soluções de gestão empresarial na ‘cloud’ em áreas como finanças, recursos humanos, contabilidade, retalho, entre outros, abriu o primeiro centro de inteligência artificial em Portugal e está a recrutar “mais de 50 engenheiros de ‘software’ IA”.

Questionado sobre o investimento no novo centro de IA em Portugal, fonte oficial começou por dizer que, uma vez que a Cegid vai aproveitar “grande parte da infraestrutura já existente” na empresa em Braga, “o grande investimento será em recursos humanos e na contratação de especialistas em inteligência artificial”.

Neste âmbito, “prevê-se um investimento na ordem dos quatro milhões de euros em 2024”, adiantou a mesma fonte, quando questionada pela Lusa sobre o valor.

Este centro, adiantou a mesma fonte, “vai servir as linhas de produto da Cegid, pelo que estará presente no setor do ‘software’ de gestão (RH, finanças, contabilidade e retalho) e nos países onde a Cegid opera (principalmente França, Espanha, Portugal, Angola, Moçambique, Reino Unido)”.

O centro arrancou “com cerca de 20 pessoas em Portugal e França” e vai “desenvolver projetos que permitam a integração de funcionalidades avançadas e de valor acrescentado de IA nos vários produtos que constituem o portfólio da Cegid”.

Estes projetos “podem ir desde a utilização de modelos ‘tradicionais’ de ‘machine learning’ para problemas de classificação ou deteção de anomalias até à aplicação de tecnologias de IA generativa ao domínio do ‘software’ de gestão”, acrescentou fonte oficial.

“No fundo, vamos usar a tecnologia de IA para acelerar a gestão diária do negócio. Não tem a ver com ‘fazer menos’, mas com ‘fazer melhor'”, pois “estamos a repensar a experiência de trabalho”, salientou.

O centro “irá desenvolver tecnologia avançada para apoiar os utilizadores a potenciarem a inovação, com soluções de IA que trabalham para eles – e não o contrário -, aumentado a eficiência operacional e a competitividade dos clientes nos mercados em que atuam”, concluiu.

A tecnológica Cegid conta com 4.400 colaboradores em todo o mundo e “pretende recrutar mais de 50 engenheiros de ‘software’ especializados em IA para o novo centro, que irá funcionar em articulação com os escritórios de Braga e Lisboa”.

O objetivo “é contratar um total de 150 colaboradores especializados nesta área até 2025”, refere a empresa.

Pedro Vale, vice-presidente de engenharia para a área de IA e ‘data’ na Cegid, citado em comunicado, afirma que “Portugal oferece um ‘hub’ de conhecimento técnico brilhante e conta com uma forte concentração de talento, que é fundamental para os projetos inovadores” que a empresa está a desenvolver.

Como O MINHO noticiou, os franceses da Cegid compraram a tecnológica Primavera, sediada em Braga, no início de 2022.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

'Mar' de gaivotas 'invade' Póvoa de Lanhoso

Próximo Artigo

Centro Internacional das Artes de Guimarães inaugura três exposições

Artigos Relacionados
x