Teatro Oficina apresenta “Grande Cena” em Guimarães

A peça “Grande Cena”, de Jacinto Lucas Pires, é a primeira produção de 2016 do Teatro Oficina, em Guimarães, e junta em palco quatro atores que representam a vida de ator, “ou talvez não”.

O encenador e também ator na peça, Marcos Barbosa, explicou que “Grande Cena” resulta de um “trabalho de proximidade” com o Jacinto Lucas Pires, dramaturgo residente em 2016 no Teatro Oficina, um texto que foi sendo construído com a particularidade dos ensaios terem percorrido várias freguesias do concelho de Guimarães, deambulação que teve reflexos no próprio texto.

Do guacamole, ao terrorismo, passando pela literatura, cultura e até a espetáculos falhados dos atores a quem os atores dão vida, “tudo” isto faz parte da “Grande Cena”, “ficção absoluta sobre o que podia ser realidade”, só que não é. Ou é.

“Qualquer pessoa se pode rever nesta peça. Tenta responder um pouco à curiosidade do público sobre a vida de ator mesmo não sendo sobre o que é ser ator. Apesar de ser uma peça em volta de quatro atores”, explicou o encenador.

No início do processo de encenação, explicou Marcos Barbosa, “não havia um texto completo, o texto foi sendo enviado e revelado aos poucos e o resultado final surpreendeu muito”.

“É uma ilusão. Parece que é sobre nós, mas não é. Fala sobre o mundo no contexto da vida quotidiana de quatro atores”, explanou.

Sobre a residência de Jacinto Lucas Pires e do projeto de residência artística, que começou em 2008, Marcos Barbosa sublinhou o “risco” destes processos mas ainda assim, “valem a pena”, segundo o encenador.

“Trabalhar em residências de um ano é sempre um risco. Mas quando funciona é um reflexo ainda mais forte do que há à nossa volta”, apontou.

“Grande Cena” ganhará vida pelas interpretações de Alheli Guerrero, Anabela Faustino, Ivo Alexandre e Marcos Barbosa, com cenografia de Ricardo Preto e desenho de luz de Pedro Vieira de Carvalho.

Com estreia marcada para 28 de janeiro, às 22h00, “Grande Cena” ficará em cena até ao dia 31 de janeiro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

grande cena teatro oficina guimaraes

Os bilhetes já se encontram à venda, podendo ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, Lojas Fnac e El Corte Inglés, entidades aderentes da Bilheteira Online, e via online em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x